IEPHA-MG reconhece modo de fazer do pastel de fubá de Machado como patrimônio cultural

Levantamento com 146 páginas levou um ano para ser produzido

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) avaliou o relatório e o dossiê de registro do modo de fazer do pastel de fubá de Machado atestando a iniciativa e reconhecendo o saber cultural e gastronômico como patrimônio cultural no âmbito do programa ICMS Cultural.

Após o trabalho de mais de um ano, cadastros, pesquisas, produção de um dossiê com 146 páginas e pautado nas deliberações do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e do decreto 7.175/2021 assinado pelo prefeito Maycon William (PSB), o trabalho foi encaminhado em janeiro para avaliação do IEPHA-MG e recebeu pontuação máxima.

“O registro do pastel de fubá de Machado como patrimônio cultural além de aumentar nossa pontuação no ICMS Cultural nos ofertará mais recursos do governo estadual para proteção desta iguaria e valorização da mesma nos aspectos históricos, culturais, turísticos e gastronômicos”, relata João Alexandre Moura, secretário municipal de Cultura e Turismo de Machado.

O dossiê produzido pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a AME Cultura e supervisionado pelo Conselho do Patrimônio Cultural pode ser acessado neste link.

publicidade