Coluna MG 04/07/2022
A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).
Concessionária incorpora trecho do anel
A concessionária que administra a BR-135 assinou o 1º Termo Aditivo ao Contrato Setop 004/2018, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), para assumir a construção e melhorias do trecho leste do Anel Viário de Montes Claros. A obra irá atender um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, onde serão implantados 14,09 quilômetros de melhorias e novas vias entre as BR-135, BR-365 e BR-251. Essa obra potencializará a retirada do tráfego de veículos pesados de trechos urbanos, além de possibilitar uma melhoria logística para as indústrias da região. O valor total das obras do Anel Viário é de R$ 230 milhões. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Em Uberaba, ovo aumenta mais de 100%
Em Uberaba, a cartela com 30 ovos está custando, em média, R$ 22. Em relação a 2020, quando iniciou-se a pandemia, o aumento foi de mais de 100%, segundo o diretor executivo de uma produtora e distribuidora de ovos, Rodrigo Ferreira. A caixa de dúzia de ovo foi o produto que apresentou a maior variação de preço, com índice de 202,13% acima da inflação oficial, segundo a 3ª edição do “Estudo Sobre Variação de Preços dos Produtos na Pandemia”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Pesquisa analisou o preço de 40 produtos, entre março de 2020 e maio de 2022; sendo que a variação média de preços foi de 57,50%, ou seja, 37,60% acima da inflação oficial do período. (Jornal da Manhã – Uberaba)
continua depois da publicidade
Começou tradicional Exposição
Começou no último final de semana e prossegue até domingo, 10, a 84ª Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina. Após dois anos sem acontecer por causa da pandemia da Covid-19, o retorno é marcado com a comercialização de todos os stands no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, fato considerado bastante positivo pelos organizadores do evento. Muitos proprietários de bares e restaurantes, por exemplo, participam pela primeira vez da Exposição, que este ano terá portões abertos, ou seja, entrada grátis todos os dias. (Além Parahyba – Além Paraíba)
Instituto beneficiou 20 mil pessoas
Fazer a diferença na vida das pessoas, levando cultura, saúde, educação e assistência a quem mais precisa. Essa tem sido a missão do Instituto Laporte: uma associação sem fins econômicos, criada em 2013 pelo médico Benito Laporte, e que segundo os seus idealizadores, já beneficiou aproximadamente 20 mil pessoas em Lafaiete. O trabalho é realizado de forma proativa, preferencialmente, nos bairros mais carentes. Desde a sua criação, foram realizadas mais de 100 ações sociais, beneficiando moradores do Santa Maria, Real de Queluz, São José, Cachoeira, Manoel de Paula, Moinhos, entre outros. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)
Obras do Rio-Minas são iniciadas
As obras do trem turístico Rio-Minas, que ligará a cidade de Três Rios, no sul fluminense, ao município de Cataguases, na Zona da Mata mineira, foram inauguradas. O trajeto completo será de 168 quilômetros, e os trabalhos, iniciados na última semana, serão realizados em módulos. O primeiro trecho será responsável por conectar Três Rios a Chiador (MG), percorrendo 37 km. A expectativa é de que a reforma do trecho termine em dezembro deste ano, para que os passageiros possam embarcar no trem a partir de fevereiro de 2023. O trem conta com seis locomotivas e 15 carros de passageiros, tendo a capacidade de levar 873 turistas. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Cidade ganha Hospital dos Olhos
Ouro Preto celebrará seu aniversário de 311 anos, e as comemorações já iniciaram. Foi inaugurado o Hospital dos Olhos, tornando a cidade referência em tratamentos oftalmológicos na Região dos Inconfidentes. Com equipamentos de ponta, muitos encontrados apenas na Capital Mineira (BH), o centro oftalmológico vai atender demandas de complexidades variadas, como cirurgia de catarata, glaucoma e outras doenças oculares. Tudo de forma gratuita, através do Sistema Único de Saúde. (SUS). (O Liberal – Ouro Preto)