Vendas do comércio eletrônico devem dobrar até 2025

Segundo o relatório Global Payments Report, divulgado em março pela Worldpay from FIS, as vendas no e-commerce do país devem crescer 95% até 2025. No âmbito mundial, o crescimento é de 55,3% nos próximos três anos.

Em 2021, segundo o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, de forma conjunta com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (Camara-e.net), as vendas on-line cresceram 48% no Brasil em relação a 2020.

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De acordo com a Neotrust, a partir do portal E-Commerce Brasil, o comércio eletrônico sofreu um crescimento de 12,6% no primeiro trimestre deste ano, mostrando um faturamento de R$ 39,6 bilhões.

Além disso, houve um aumento na quantidade de pedidos, que somaram 89,7 milhões de compras digitais – crescimento de 14% ante o primeiro trimestre de 2021.

Entre os destaques, está a região Nordeste, com aumento de 20% no faturamento, resultando em R$ 6,95 bilhões. Também foi observado um crescimento de 29% em pedidos, somando 14,3 milhões de compras feitas.

De acordo com a Neotrust, todas as regiões do Brasil mostraram crescimento no comércio digital no período analisado.

No Sudeste, local com faturamento mais elevado e quantidade de pedidos no setor varejista brasileiro, observou-se o arrecadamento de R$ 22,8 milhões. Em pedidos, ocorreram mais de 54,7 milhões de compras – um crescimento de 95% em ambos os indicadores em comparação com o mesmo período de 2021.

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Ainda segundo a Neotrust, as categorias que tiveram o faturamento mais elevado no período analisado deste ano foram: telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, moda e acessórios e informática.

Os grandes destaques são eletrodomésticos, com crescimento de 25,8%, e moda e acessórios, com crescimento de 25,5%. Apesar de estarem na lista, telefonia e informática retrocederam no faturamento, com diminuição de 0,6% e 20,3%, respectivamente.

Já entre as categorias com a maior quantidade de pedidos entre janeiro e março de 2022, estão: moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, saúde e utilidades domésticas.

Nesse sentido, o setor que mais cresceu no período analisado foi o de alimentos e bebidas (73,4%). Outro setor que também avançou foi o de saúde, com um aumento de 38,1%.

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A forma de pagamento mais usada em compras on-line no primeiro trimestre deste ano foi o cartão de crédito, com 82,6% do faturamento total. Segundo a Neotrust, houve 6,5 pontos percentuais de diminuição na quantidade de pagamentos por boleto na data analisada.

Em contrapartida, a utilização do Pix cresceu, saltando de 4,3% no primeiro trimestre do ano passado para 9,7% em 2022.

Entre as estratégias para aumentar as vendas no e-commerce, está a otimização de sites. Sobre isso, Daniel Imamura, CEO da Consultoria Digital, faz algumas considerações.

“O trabalho de SEO visa posicionar uma loja virtual nas primeiras posições do Google. Quando devidamente otimizado para palavras-chave consideradas fundo de funil, ou seja, pesquisas normalmente realizadas por pessoas que já sabem o que desejam comprar, o trabalho de SEO atrai diversos potenciais compradores para a loja virtual sem ter que investir em anúncios”, disse.