Bastidores 13/06/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.
CAMPANHA AO VIVO
A final do Campeonato de Futebol Amador, evento com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, aconteceu na manhã deste domingo, 12, no Bandolão. O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) chegou apenas no segundo tempo. Sua ausência, inclusive, foi justificada pela equipe da TV Poços, que fazia a transmissão do evento. No estádio, in loco, porém, um pequeno detalhe chamou a atenção de algumas pessoas. Ao microfone e num palco especialmente montado para o evento, Carlos Alberto Santos, o Lelo, servidor da secretaria municipal de Esportes, anunciou a presença do pré-candidato a deputado federal, Celso Donato. Segundo ele, um grande apoiador de projetos esportivos.
continua depois da publicidade
MR. SIMPATIA
No intervalo da transmissão da TV Poços, é possível ver também Celso Donato cumprimentando e abraçando pessoas no meio do estádio. Se sentia à vontade em sua pré-campanha, claro, especialmente após ser apresentado como pré-candidato e com direito a momentos fraternos sendo transmitidos ao vivo por uma emissora local.
OBSERVAÇÃO
Isso é o que acontece quando a Justiça resolve absolver um candidato que entrega chaves de apartamentos durante período eleitoral com direito a registros nas redes sociais. Quando a impunidade prospera, perde-se o medo e o ciclo se repete.
INEXIGIBILIDADE
Sem chamamento público, de forma silenciosa como de costume, a Prefeitura de Poços de Caldas realizou uma contratação por inexigibilidade para a realização do natal deste ano. Ao que tudo indica, a prática tem sido cada vez mais comum nesta gestão, vide o caso de A Recreativa na educação e outros que também despertam suspeitas e estão em investigação pela secretaria de saúde. A ausência de um chamamento público, por si só, já merece uma investigação, afinal, o recém-contratado não é o único capaz de realizar o trabalho na cidade.
continua depois da publicidade
ELEIÇÕES
No sábado, 11, foram realizadas eleições para o Conselho Municipal de Cultura. Ao que tudo indica, a nova formação não deve ser tão água com açúcar quanto a anterior, especialmente pela eleição de dois membros que são opositores ferrenhos do governo Sérgio Azevedo (PSDB): o músico Luciano Boca e o artista plástico Marcelo Abuchalla. A vitória de ambos é um indicador da indignação da classe artística contra a atual administração e, especialmente, com os trabalhos da secretaria. Apesar da baixa participação, Boca obteve incríveis 25 votos para representar a Câmara Setorial de Música, o que lhe dá forças para pleitear a presidência do Conselho.
RODAPÉ
Luciano Boca e Marcelo Abuchalla são filiados ao Avante da pré-candidata à deputada federal Yula Merola, também opositora do prefeito Sérgio Azevedo.