Monotrilho prejudica curvaturas de árvores na João Pinheiro

Segundo a Prefeitura, as árvores estão disputando espaço com a estrutura de concreto

Na manhã desta sexta-feira, 1º, a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizou um trabalho de avaliação das árvores da avenida João Pinheiro, em Poços de Caldas.

O objetivo é verificar as condições da vegetação, com apoio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Marcos Sales, o acompanhamento é feito periodicamente, mas, muitas vezes, apesar das condições fitossanitárias adequadas, há outros problemas que não são perceptíveis, por isso a intensificação do trabalho é necessária, com a parceria de órgãos como a Defesa Civil e os Bombeiros.

Segundo o engenheiro florestal da Prefeitura, Carlos Batezzini, será feita a revitalização da arborização da avenida. Aproximadamente 30% das árvores apresentam algum tipo de problema. “Os problemas com queda de árvores têm sido frequentes, já que são árvores antigas, inadequadas à nova situação que a avenida vive hoje, com tráfego mais intenso”, informou.

Algumas das árvores da avenida serão substituídas
Algumas das árvores da avenida serão substituídas

Ele ressaltou que, hoje, a principal dificuldade é a questão do Monotrilho. “As árvores estão disputando espaço com a estrutura de concreto e têm se curvado para dentro da pista, causando instabilidade. Foi o que aconteceu na última semana, quando ocorreu a queda de uma árvore de grande porte”, explicou.

O engenheiro afirmou, ainda, que algumas árvores devem ser retiradas de imediato. A Secretaria de Serviços Públicos vai antecipar a substituição de alguns exemplares, que já estava programada. “Vamos utilizar espécies da flora nativa, mais adaptadas para as nossas condições de clima e solo, como ingá e ipê roxo e amarelo”, completou Batezzini. Algumas árvores da João Pinheiro foram plantadas ainda na década de 1930.