Bastidores 30/05/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.
O SEM PARTIDO
Após idas e vindas com nomes como o do atual secretário municipal de Desenvolvimento e Trabalho, Thiago Mariano, cotado para assumir a presidência do Podemos em Poços de Caldas, enfim, a legenda está sob comando em Poços de Caldas. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-vereador Rovilson de Lima é o novo manda chuva municipal da sigla desde o último dia 12 de maio. Com isso, confirma-se a especulação desde o início do ano de que Belo Horizonte não tinha o interesse em manter o partido nas mãos do ex-candidato a prefeito, Geraldo Laier.
SORRIA E ACENE
Em meio à surpresa do pedido de demissão do Secretário de Saúde, Carlos Mosconi, ao que tudo indica, a tática do pré-candidato governista a deputado federal, Celso Donato (PSD), é de manter a rotina como se nada estivesse acontecendo. Na quinta-feira, 26, relembrou nas redes seu casamento com a servidora da saúde Camila Bacelar, no sábado, 28, publicou fotos com amigos comerciantes e no domingo, 29, tornou público o registro de um encontro no Mercado Municipal com o promotor público Glaucir Antunes Modesto, a quem definiu como uma pessoa de “sorriso gostoso”. No fim de semana, também rolou um jantar com a esposa em um restaurante de portas fechadas da cidade.
continua depois da publicidade
EM CIMA DA HORA
No dia 18 de maio foi feita uma convocação pelo secretário municipal de Desenvolvimento e Trabalho, Thiago Mariano, para a oitava reunião do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia, prevista para acontecer no dia 26, às 14h via Google Meet. Entre as pautas, a análise e aprovação da prestação de contas do período de abril de 2021 a abril de 2022 e a apresentação do Projeto Tech Beer. O encaminhamento da pauta apenas um dia antes causou indignação, especialmente por ela ter sido disponibilizada menos de 24h antes do encontro. Documentos para a análise da prestação de contas também não foram entregues aos conselheiros com antecedência.
FRASE
Como bem disse Shakespeare em Hamlet, “há algo de podre no reino da Dinamarca”.
ELE ESTÁ DE VOLTA
Cotado para ser candidato a deputado federal para uma dobrada com Mauro Tramonte no Republicamos, aos 45 do segundo tempo, o médico e ex-vereador Marcos Eduardo assinou a ficha de filiação no PL de Jair Bolsonaro, se colocando, portanto, como pré-candidato. Depois de um tempo exercendo a profissão na cidade de Santos, ele se diz revigorado para encarar a disputa. O desafio não será fácil, afinal, como dizem na política, a chapa da sigla em Minas está pesadíssima.
VISITA ILUSTRE
Por falar no PL, o senador e pré-candidato a governador pelo partido, Carlos Viana, esteve no último dia 22 no distrito de Palmeiral. O convite para a visita foi feito pelo jovem vereador Wellington (DC) da cidade de Botelhos. O senador, ao lado do filho, Samuel Viana, participou da Festa de Santa Rita, participou de um bingo e almoçou uma apetitosa feijoada. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer melhor a história do distrito que fica pertinho de Poços de Caldas.
continua depois da publicidade
OBSERVAÇÃO
A visita do senador Carlos Viana à Palmeiral não contou com a presença de nenhum vereador e, muito menos, do prefeito e do vice-prefeito de Poços de Caldas. O distrito fica a 30 minutos da nossa cidade.
EXCLUSIVA
A coluna Bastidores desta segunda-feira, 30, é veiculada exclusivamente no site. Na edição de terça-feira, 31, a coluna volta a ser veiculada também na edição digital do Jornal da Cidade.