Bastidores 25/05/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.
OSTRACISMO
A atual administração do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) insiste em dizer que “Poços Está de Volta”. Mais uma mentira, outro factoide inventado, claro. Os exemplos que provam o contrário são inúmeros. A Viação Cometa, por exemplo, que opera a linha São Paulo – Poços de Caldas – São Paulo oferecia até não muito tempo atrás opções de partida a cada 30 minutos. Aos feriados, o intervalo chegava a diminuir para apenas 15 minutos. Hoje, durante a semana, são apenas quatro opções de horários. Aos finais de semana, as partidas acontecem a cada hora. Após às 22h, não existem mais opções.
REFERÊNCIAS
A tradicional loja da Cometa, por sinal, na esquina da Praça Pedro Sanches com a Rua Rio de Janeiro e que por muitos anos foi um ponto de referência na cidade, mudou para a Rua São Paulo por um curto período até encerrar definitivamente as atividades. Hoje, a operação da linha São Paulo – Poços de Caldas – São Paulo é dividida com a Santa Cruz, cujas reclamações a respeito de atrasos e overbooking costumam ser comuns aos feriados.
continua depois da publicidade
ALIÁS…
A Viação Cometa nos letreiros eletrônicos dos seus veículos nem referência mais faz a Poços de Caldas. O que vemos é São Paulo – Águas da Prata, como se a simpática cidade vizinha fosse o verdadeiro destino da linha. Nesta segunda-feira, 23, por sinal, a Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) acatou pedido da Viação Cometa e suprimiu mais uma linha entre Poços e São Paulo.
PIUÍ, PIUÍ
O prefeito Sérgio Azevedo deu de ombros para o retorno do trem turístico, que o ex-prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PSB) trabalhou para que se tornasse realidade. Nossa estação cai aos pedaços. Os pontos turísticos estão abandonados, com ninguém demonstrando interesse no processo de concessão. O título de maior festival cultural em praça pública do Sul de Minas, quem diria, hoje pertence à Machado. O Julhofest repete sua programação incansavelmente.
CHEGADAS E PARTIDAS
O Aeroporto, enfim, dá o seu último suspiro. Primeiro foi a retirada do balizamento. Agora encerrará as atividades por pelo menos um ano por determinação da Agência de Aviação Civil (ANAC). Após uma inspeção, a agência identificou diversos problemas na estrutura, como ausência de placas de sinalização, pinturas da pista e pátio desgastadas e falta de resposta da administração do aeroporto (realizada pela Prefeitura) após a ANAC realizar pedidos de informação sobre a situação do terminal aeroportuário e o prazo de solução.
continua depois da publicidade
ENQUANTO ISSO…
O administrador do aeroporto em cargo comissionado pela administração municipal, Felipe Fiamenghi, postou foto em uma associação de tiro com indireta a um jornalista que o acusou de ser bom apenas para atirar. “Eu realmente sou bom nisso”, disse.
THERMAS
O novo símbolo da decadência poços-caldense é o encerramento da atividade das Thermas Antônio Carlos às segundas e terças-feiras, mesmo com a alta temporada se aproximando. Poços de Caldas, enfim, vive o momento mais triste de sua história. Mas tem quem ache que está tudo bem. Triste.