B-Scent leva as fragrâncias ao mundo digital
O mundo digital agora também tem cheiro. A BASF lança o B-Scent, uma inovação que revoluciona as experiências relacionadas à perfumaria: o aparelho que libera no ar a fragrância escolhida é comandado a partir de um aplicativo, o B-Scent.
A novidade permite sentir as fragrâncias, escolher combinações, conhecer cada tipo de aplicação.
O dispositivo, criado pela startup Noar, será amplamente utilizado pelos representantes da BASF para apresentar as diversas fragrâncias usadas na indústria de perfumes, cuidados pessoais e limpeza doméstica.
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O dispositivo é uma forma multisensorial e intuitiva de experimentar as fragrâncias. Ele libera o perfume escolhido sem deixar resíduos no aparelho, no ar ou no usuário, possibilitando a experimentação de diversos perfumes em sequência sem que um interfira no outro.
“O B-Scent permite que nossa equipe apresente uma experiência sensorial que vai além do olfato. Além disso, conseguimos apresentar a presença de cada fragrância nas diversas aplicações possíveis, deixando mais palpável a experiência e trazendo maior segurança na escolha”, comenta Yasmin Muniz, responsável pelo negócio de Aromas da BASF América do Sul.
“Acreditamos que as inovações vão transformar o mundo e investimos em Pesquisa e Desenvolvimento com foco em digital scent-tech. O novo dispositivo é totalmente integrado para oferecer uma nova experiência de sentir as fragrâncias”, explica Claudia Galvão, CEO da Noar.
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No aplicativo do B-Scent, o usuário pode conhecer a fragrância pura, a simulação dela aplicada em algum produto e esse mesmo produto sem a fragrância. Assim, é possível perceber como cada cheiro da BASF atua no produto final. Já estão disponíveis as fragrâncias Santalol, Menthol, Velberry e Nerol simuladas em aplicações como perfumes, pós-barba, hidratante corporal e lava-roupas líquido, por exemplo.
A tecnologia que oferece a experiência multissensorial é sustentável e segura, agrega nanotecnologia, Big Data, Data Science e Inteligência Artificial. É possível carregar 20 cartuchos diferentes, com 100 disparos cada, que podem ser substituídos, tornando sua utilização ilimitada.
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Além de ter a inovação entre seus pilares estratégicos, a sustentabilidade também é essencial para a BASF, que tem investido no desenvolvimento de fragrâncias para atender à crescente demanda do mercado por ingredientes cada vez mais naturais. Em 2019 adquiriu a Isobionics, empresa de ingredientes aromáticos baseada em biotecnologia, localizada na Holanda.
Entre as fragrâncias disponíveis no dispositivo, por exemplo, o Isobionics® Santalol, é uma alternativa ao óleo de sândalo. A solução é produzida em uma base biotecnológica, a partir de matérias-primas renováveis e tem baixa pegada de carbono.
O processo contribui para reduzir o corte e a exploração excessiva da árvore de sândalo branco, que é a forma tradicional de se obter o óleo de sândalo.
São necessários cerca de 30 anos até que as árvores estejam disponíveis para essa extração. É possível conhecer mais detalhes no site.