Bastidores 29/04/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
CONVITE
A empresa A Recreativa, responsável pelo projeto “Ativamente”, contratada por inexigibilidade pelo valor de R$ 2 milhões, enviou para todos os vereadores um convite para uma apresentação exclusiva do programa “Poços Educação para o Futuro”. O evento acontecerá no CAIC Professor Arino, em frente ao IF Sul de Minas, nesta segunda-feira, 2, às 7h30 ou às 13h30.
INSISTÊNCIA
O proprietário da empresa, Rubens Mussolin Massa, partiu para o tudo ou nada na tentativa de convencer os vereadores a apoiarem o projeto. Como não conseguiu um tête-à-tête com os parlamentares, optou por convidá-los de forma oficial.
continua depois da publicidade
TREINAMENTO
Os professores que participaram do treinamento do “Ativamente” para aplicação do método, de forma unânime, afirmam que se trata de algo inviável e inaplicável. Com a quantidade de críticas recebidas, a empresa optou por reduzir o número de horas de treinamento. Entre os questionamentos, está a ausência de referências bibliográficas do material didático. Também chamaram a atenção dos professores pequenos trechos que parecem ter sido copiados de outros sites, especialmente quando fazem referência aos chamados “4 Ps”: projetos, paixão, pares e pensar brincando, conceito de aprendizagem desenvolvido pelo professor Mitchel Resnick, inspirado nas ideias do matemático e educador Seymour Papert, um dos fundadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) MediaLab.
ENQUANTO ISSO…
Na Câmara Municipal, todos os vereadores já decidiram que o Legislativo enviará ao Ministério Público e aos demais órgãos competentes a denúncia a respeito do contrato de inexigibilidade do Executivo com A Recreativa. Inclusive, com uma solicitação para que o contrato seja cancelado.
CURIOSIDADE ALEATÓRIA
Os filhos da presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv), Marieta Carneiro, integram a equipe do “Ativamente” de A Recreativa. E já que perguntar não ofende, o Sindicato se posicionou a respeito do contrato e do projeto? Não me lembro de ter visto nada a respeito.
continua depois da publicidade
HABEMUS CPI
E como diz o ditado, o mingau virou água. Em reunião no início da noite de ontem, 28, os vereadores bateram martelo e já na próxima semana devem apresentar um documento para implementar a CPI da Saúde. Não participaram da reunião o afilhado político de Carlos Mosconi, vereador Flavio Togni de Lima e Silva (PSDB) e, estranhamente, o vereador Lucas Arruda (Rede), que num passe de mágica sumiu quando todos decidiram se reunir para fechar a questão.
ATAQUE
Na noite de ontem, 28, o site do Jornal da Cidade sofreu uma série de tentativas de invasão. Foram inúmeras as quantidades de ataques de forma manual e também através de robôs. Sem sucesso. O sistema de segurança do site conseguiu bloquear todos os acessos.
E CONTINUA…
E com a segurança reforçada, nesta sexta-feira, ao meio-dia, no site do Jornal da Cidade, você pode conferir a continuação da Coluna Bastidores – Dossiê Saúde.