Escolas municipais receberão método de aprendizagem criativa

Ativamente vai levar inclusão e desenvolvimento para mais de 12 mil alunos de 25 unidades

Laptops de última geração e internet de alta velocidade nas 25 escolas municipais, kits físicos com atividades “desplugadas”, formação e plantão didático-pedagógico aos professores, tudo desenvolvido especificamente para a Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas.

continua depois da publicidade

Esse é o programa “Educação para o Futuro – Projeto Ativamente”, lançado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ensino, na segunda-feira, 11, em parceria com A Recreativa, empresa poços-caldense referência em atividades lúdicas, que completa 72 anos em 2022.

PÚBLICO ATENDIDO
Cerca de 12 mil alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de todas as 25 escolas da Rede Municipal, serão contemplados com o projeto pioneiro no Brasil, que visa investir na capacidade de solução de problemas complexos, análise crítica, criatividade, trabalho em grupo, cooperação e outras habilidades fundamentais para inserir os alunos na sociedade do conhecimento e ao novo mercado de trabalho e habilitá-los como cidadãos globais e conscientes, desenvolvendo competências cognitivas e socioemocionais, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A secretária Maria Helena Braga fez questão de destacar que o projeto foi desenvolvido a pedido do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) que, além de atuar na melhoria da estrutura física das escolas municipais, quer promover um movimento de modernização e atualização do ensino, preparando os alunos das escolas de Poços de Caldas para o futuro.

continua depois da publicidade

Além do Método Ativamente e seu material de apoio com o devido treinamento, serão oferecidos kits e laptops de primeira geração para que as atividades sejam aplicadas na rede municipal com a mesma qualidade encontrada em escolas privadas de alto padrão, diminuindo a desigualdade de oportunidades.

DESENVOLVIMENTO
Foram cerca de 18 meses de desenvolvimento do método, trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar local especializada, que inclui profissionais da área pedagógica, programadores, roteiristas, escritores, ilustradores, animadores e arte-finalistas.

“Por meio de jogos e plataformas digitais, os alunos aprenderão a desenvolver seus próprios jogos, animações, arte e toda forma de estímulos para um salto de possibilidades nas suas vidas. Mas, antes de tudo, estes serão apenas instrumentos para desenvolver neles a consciência do trabalho em grupo, a capacidade de cooperar, de criar novas soluções, de resolver problemas sob incerteza e então estarem incluídos de fato na sociedade criativa que se apresenta como desafio a todos nós e, com isso, aptos a construírem o futuro que desejam aliado ao que o mundo precisa”, explica no texto de apresentação do método o professor, pesquisador e coordenador em iniciativas relacionadas ao empreendedorismo e inovação na FGV/EAESP, Rubens Mussolin Massa, proprietário de A Recreativa.