Bastidores 29/03/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.
CONTATOS IMEDIATOS
O ex-prefeito Eloisio do Carmo Lourenço viajou ontem, 28, para Belo Horizonte. Na pauta de reuniões, encontros com o ex-secretário municipal de Governo de Belo Horizonte e ex-deputado estadual, Adalclever Lopes. Eloisio foi sondado para se filiar ao PSD e até mesmo sobre a possibilidade de uma candidatura na eleição de outubro, com vistas a reforçar a chapa do partido. Caso se concretize a filiação, vai ser interessante saber como irão se acomodar no mesmo partido em nível local o ex-prefeito e o pré-candidato a deputado federal Celso Donato, já que Eloisio havia anunciado apoio à pré-candidata Yula Merola.
AUTOESTIMA
O secretario municipal de Governo, Celso Donato, em entrevista na manhã desta segunda-feira, 28, disse que ainda não está descartada sua desfiliação do PSDB. Segundo ele, líderes nacionais da sigla entraram em contato pedindo que ele fique no partido. Celso cita o caso do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que renunciou ontem e que permanecerá no ninho tucano com a esperança de ser candidato a presidente, mesmo tendo perdido as prévias para o governador de São Paulo, João Dória. Trocando em miúdos: o famoso tapetão.
continua depois da publicidade
ALUCINÓGENO
A parte mais divertida da entrevista veio na sequência, quando Donato disse que recentemente participou de uma reunião por vídeo chamada por mais de 40 minutos com tais lideranças e que mais uma vez imploraram pela sua permanência no PSDB. De acordo com ele, ouviu da alta cúpula tucana que o futuro do país são ele e Eduardo Leite.
OBSERVAÇÃO
Quem aqui gostaria de ter a autoestima do jovem, por favor, levante a mão!
REALIDADE
Óbvio que eu não poderia deixar de conferir na fonte tais afirmações do pré-candidato. Em Belo Horizonte, a informação é de que o controle nacional do partido continua a ser de Aécio Neves. E é aí que reside o problema. Para entender a situação, é importante lembrar que Donato assinou um manifesto anos atrás pedindo a expulsão do ex-governador da sigla em virtude dos diversos escândalos que se tornaram públicos. Aécio não esqueceu a “traição” de Donato e não faz a menor questão de tê-lo como candidato. “Esse aí a gente chama de Dória sulfuroso”, relatou um integrante poderoso do partido que pediu para não ter o nome revelado.
FRASE
“A vaidade é o meu pecado favorito” (frase clássica de Al Pacino, como o Diabo, no filme “O Advogado do Diabo” de 1996).
lINFORMAÇÕES
Os vereadores Douglas Souza, Regina Cioffi, Marcelo Heitor, Luzia Martins, Lucas Arruda e Tiago Braz protocolaram um pedido de informações a respeito das denúncias que envolvem a médica Juliana Maranhão feita pelo Conselho Municipal de Saúde e tornadas públicas através desta coluna. O pedido será lido na sessão ordinária de hoje.