Vereador questiona motivo do Plano de Turismo ter custado o triplo do valor inicial
Estimativa era de se gastar R$ 86,9 mil, mas custo final, com aditivos, ficou em R$ 260,9 mil
Os vereadores Lucas Arruda (Rede) e Luzia Martins (PDT) tiveram aprovados pedidos de informações sobre o Plano Municipal de Turismo de Poços de Caldas, apresentado oficialmente no dia 23 de fevereiro.
CUSTOS
No requerimento assinado por Lucas Arruda, ele aponta que a Agência Brasileira de Engenharia Turística (ABET), contratada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, teve aval do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), para elaboração do Plano Municipal de Turismo.
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A estimativa inicial de custo era de R$ 86.999,99, contudo, foram apresentados aditivos na ordem de R$ 173.999,98, o que totaliza o montante de R$ 260.999,97.
Assim, Lucas quer saber o motivo para a realização de aditivos contratuais no processo licitatório, resultando no triplo do valor estimado inicialmente, e solicita também o envio de cópia integral do processo licitatório e também do Plano Municipal de Turismo finalizado.
CRITÉRIOS
Já no requerimento de autoria de Luzia Martins, ela quer saber quais motivos levaram à contratação de uma empresa para a elaboração do Plano Municipal de Turismo, bem como quais os critérios adotados para a contratação da mesma.
Luiza pergunta se foi estudada a possibilidade de elaboração do Plano por técnicos locais, tal qual ocorreu com a elaboração do Plano Municipal da Infância (PIA), e em caso positivo, por quais motivos esta opção não foi adotada. A vereadora também questiona os custos do serviço e a fonte de recurso para o pagamento.
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O PLANO
O PMT, que pode ser acessado em sua íntegra no site da Prefeitura, no Observatório do Turismo, apresenta estudo da oferta turística, um estudo de demanda (perfil do turista), e um diagnóstico do setor na cidade, entre outros.
Ele apresenta ainda os resultados do Seminário Visão de Futuro, onde foram traçadas metas e o posicionamento para o destino turístico Poços de Caldas, e os programas e projetos que surgiram de todo este debate.
Caberá à Secretaria Municipal de Turismo coordenar e dar apoio institucional às iniciativas do empresariado (local, regional ou nacional), que quer investir no turismo de Poços de Caldas.