Extrema segue líder e Pouso Alegre ultrapassa Poços no PIB regional

IBGE divulgou neste mês os números relativos a 2019

No dia 17 de dezembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados sobre o Produto Interno Bruto de todos os municípios brasileiros referentes ao ano de 2019.

A divulgação ocorre sempre com dois anos de defasagem em virtude dos levantamentos necessários. O Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e o Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas Gerais (GEE-SUL) realizou uma análise geral dos resultados da região.

continua depois da publicidade



EVOLUÇÃO
Considerando os 155 municípios que compõem a região de planejamento do Estado denominada Sul de Minas, o resultado total do PIB em 2019 foi de R$ 88,2 bilhões em preços correntes.

Aplicando o deflator de 2019, o valor real da produção (excluindo a variação dos preços) é de R$ 84,6 bilhões, representando um crescimento econômico de 7,54% em comparação com o ano anterior.

Esse crescimento foi maior que no ano de 2018, quando a evolução do PIB regional foi de 4,32%. Importante destacar que os dados são de 2019 e não representam ainda os impactos advindos da pandemia.

LIDERANÇA

De acordo com o IBGE, os 10 maiores municípios do Sul de Minas por PIB no ano de 2019, pela ordem, foram Extrema, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha, Itajubá, Lavras, Passos, Alfenas, Três Corações e Guaxupé.

O nível de concentração do PIB nas dez maiores economias sul mineiras continuou elevado: em 2018 era de 55,22% e em 2019 foi de 55,29%. Essa concentração vem crescendo nos últimos três anos, atingindo o maior patamar desde 2010.

continua depois da publicidade

  

ANÁLISE
A análise mostra a consolidação de Extrema como o município de maior PIB do Sul de Minas, porém com uma diminuição na diferença para o segundo colocado, Pouso Alegre, que volta a assumir a segunda posição com um forte crescimento em 20-19.

Poços de Caldas caiu para o terceiro lugar e ficou praticamente estagnada, tendo sua diferença para Varginha diminuído. Varginha e Itajubá se mantiveram como quarto e quinto maior PIB, respectivamente, porém, a diferença entre elas aumentou.

Lavras se manteve na sexta posição, Passos ultrapassou Alfenas e se tornou a sétima maior economia. Já Três Corações e Guaxupé mantiveram-se na nona e décima posição.

Outro indicador a ser considerado nesta análise é o PIB per capita, que representa o total da produção (PIB) dividido pela população estimada do município.

Os 10 municípios com maior PIB per capita na região em 2019, pela ordem, foram Extrema, São José da Barra, São Sebastião da Bela Vista, Itapeva, Pouso Alegre, Itamonte, Cambuí, Ijaci, Varginha e Poços de Caldas.