Rede Integrada de Proteção ao Turismo é inaugurada em Poços
Poços é a primeira cidade do Estado a contar com uma viatura especial de policiamento turístico
Foi inaugurada neste sábado, 6, em Poços de Caldas, a Rede Integrada de Proteção ao Turismo.
A iniciativa que envolve a Polícia Militar de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e a Prefeitura, além da cadeia produtiva do turismo e a comunidade em geral.
continua depois da publicidade
A solenidade de implantação foi realizada no final da tarde no Parque José Affonso Junqueira, e contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), do deputado estadual Mauro Tramonte (PRB), diversas autoridades e convidados e até mesmo com a participação ilustre do ator Marcos Frota.
A Rede Integrada de Proteção ao Turismo é mais uma ação do Programa Reviva Turismo. Entre as atividades do projeto estão a capacitação dos atores envolvidos, identificação de pontos frágeis pela Polícia Militar, em conjunto com a comunidade, instalação de placas de sinalização, além de outras condutas para a melhoria da segurança e da qualidade de vida.
Para a implantação da rede, o município precisou cumprir alguns critérios técnicos, entre eles ser turístico, integrar a política de regionalização da Secult/MG, contar com Conselho Municipal de Turismo ativo e estar cadastrado na Plataforma Integrada do Turismo.
O objetivo é promover a segurança pública, a cultura e o turismo e, assim, estimular a geração de emprego e renda na cidade.
continua depois da publicidade
CAMARO
Poços de Caldas é a primeira cidade do Estado a contar com uma viatura especial de policiamento turístico, que irá compor a Rede Integrada de Proteção ao Turismo.
O veículo da marca Chevrolet, modelo Camaro SS, aprendido em uma ação de combate ao tráfico de drogas, de uma forma inovadora no país, servirá à comunidade, além de potencializar a ostensividade e a presença policial nos principais pontos turísticos do município.
“É uma viatura especial, destinada especificamente para esse fim, assim como já acontece em diversas cidades do mundo. Ela é fora do nosso padrão e só foi possível por conta de parcerias com o nosso Ministério Público e com o Judiciário, já que essa viatura é fruto do tráfico de drogas que, agora, vai prestar um serviço à sociedade”, informou o comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues.