Pautando 05/11/2021
Na coluna Pautando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.
LULA E O PT 1
O escritor Fernando Moraes lança no dia 16 deste mês o livro “Lula”, uma biografia que visa acompanhar a gradativa transformação do líder sindical em nome de referência na política brasileira. Segundo o jornalista Chico Alves, o livro traz uma passagem interessante: ao tratar do nascimento do Partido dos Trabalhadores, a obra faz uma correção histórica. A legenda nasceu em junho de 1979, em um hotel em Poços de Caldas, e não em fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo, como a maioria pensa.
LULA E O PT 2
Segundo Chico, a diferença não é apenas de datas: em Minas havia somente trabalhadores, enquanto em São Paulo se destacaram diversos intelectuais de esquerda. Na verdade, mesmo antes de ir a Poços de Caldas, Lula e os sindicalistas do ABC já tinham debatido exaustivamente as bases do novo partido. Vale lembrar ainda que Lula passou a sua primeira lua de mel em terras sulfurosas.
continua depois da publicidade
PANDEMIA 1
A Unifal divulgou boletim epidemiológico sobre a pandemia no Sul de Minas nos 10 municípios mais populosos da região. Segundo o levantamento, essa semana aponta tendência de crescimento de casos em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Alfenas e São Sebastião do Paraíso; e estabilidade em Varginha, Passos e Lavras. Três Corações e Três Pontas foram os únicos a apresentarem diminuição.
PANDEMIA 2
Em relação às internações, Três Corações e São Sebastião do Paraíso apresentaram crescimento, Poços de Caldas e Passos estabilidade no casos e os demais municípios redução na ocupação. Sobre os óbitos, apenas Pouso Alegre apresentou tendência de estabilidade, enquanto os demais municípios apresentaram tendência de queda.