O outubro é rosa e o novembro é azul
O outubro foi rosa, mas não se esqueçam que agora o novembro é azul.
Segundo dados do IBGE a mulher vive em média sete anos a mais do que o homem. Existe uma explicação? Sim. Elas se cuidam mais, fazem seus exames preventivos, mamografias e tudo mais o que for preciso.
É bom que se diga que muitos destes exames não são agradáveis de se fazer. Mas mesmo assim, eles fazem.
continua depois da publicidade
Então, por que os homens também não podem se prevenir? Já sabemos há tempos que o câncer de próstata tem uma grande incidência entre os homens. É o segundo tipo de câncer que mais acomete o sexo masculino, só perdendo para o câncer de pulmão, e um dos fatores que impulsiona esse expressivo número de casos é o preconceito e a desinformação.
A equação é simples: nos desgastamos mais, nos cuidamos menos e consequentemente vivemos menos do que o devido.
Homens, procurem as Unidades Básicas de Saúde e passem por consulta. O médico certamente vai lhe pedir um exame de sangue específico, que é chamado de PSA. Depois de analisado o resultado, se ele perceber alguma alteração, aí sim que irá encaminhá-lo para o especialista, que é o medico urologista.
Lembrando que em toda a doença descoberta precocemente, as chances de cura são extremamente grandes. Volto aqui ao outubro rosa, citando o exemplo o câncer de mama, cujo índices de cura são muito expressivos. Se cuidem!
* Paulo Danilo Vieira Avilla é servidor público e ex-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Poços de Caldas