Coluna MG 20/10/2021
A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).
Produtores participam de Circuito de Negócios em Valadares
Governador Valadares recebeu, nesta semana, a primeira edição presencial do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios. O evento reuniu fornecedores e compradores da rede varejista de supermercados de toda a região. Participaram produtores de queijos, geleias, rosquinhas, biscoitos, cachaças, linguiça, molhos de pimenta, hortaliças e outros produtos de origem artesanal. O Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (Sema). (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Fiscalização em transporte coletivo
A Prefeitura Municipal de Ipatinga divulgou, nesta semana, que por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, deu inícios aos serviços fiscalização para coibir que ônibus de linhas municipais, qualquer que seja o itinerário, circulem sem a presença de cobradores, como vem sendo denunciado por usuários do serviço. O diálogo com a concessionária do Transporte Público continua até que uma solução seja definida, ressalta o governo municipal. (Diário do Aço – Ipatinga)
Prefeitura entrega imóvel
Nesta semana, a Prefeitura de Santa Vitória, através da Secretaria de Desenvolvimento Social por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, em parceria com a Câmara Municipal, entregou a 12ª moradia do Projeto Casa Social, beneficiando a família da senhora Zulmira Jesuína de Jesus, residente à Avenida Padre Breyner, 711, no bairro Vila Rica. Na solenidade de entrega da casa, a secretária Mariza Curi, além da parceria da Câmara de Vereadores, destacou o trabalho em equipe desempenhado pelos membros de sua secretaria junto ao projeto Casa Social, bem como ao trabalho dos funcionários que executam a obra. Bastante emocionada, a senhora Dirce, filha de Dona Zulmira, agradeceu a todos que trabalharam para que sua família fosse contemplada com a casa. (Gazeta do Pontal de Minas – Ituiutaba)
continua depois da publicidade
Reajuste do IPTU
Assim como ocorreu nos últimos anos, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Juiz de Fora deve ser reajustado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre janeiro e dezembro de 2021. As últimas projeções do mercado financeiro, conforme o Relatório de Mercado Focus, estimam que a inflação acumulada nos doze meses do ano pode chegar a 8,69%, valor que, caso confirmado, será utilizado para a correção do imposto. O percentual também deve incidir sobre a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS), que é cobrada junto ao IPTU. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Lives de congadas concorrem a prêmio
As lives das Congadas Machadenses e da Festa de São Benedito, promovidas pela Prefeitura de Machado, concorrem ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos maiores títulos na área cultural do país. O evento foi organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo do Município, em agosto. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, divulgou listagem de ações habilitadas para concorrer a 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A comenda reconhece ações de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro. (Folha Machadense – Machado)
Vereadores apoiam greve
Na busca por melhores condições de trabalho, funcionários da empresa Univale, que presta serviço para a Vale em Ouro Preto e Mariana, paralisaram suas atividades, por tempo indeterminado. Na reunião da Câmara Municipal de Mariana desta semana, os vereadores declararam apoio à greve. Segundo os grevistas, três motoristas que participam da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), teriam sido demitidos após aderirem à greve. Porém, segundo os direitos trabalhistas, quem participa da comissão têm direito à estabilidade e não podem ser demitidos arbitrariamente. (O Liberal – Ouro Preto)
Lei é aprovada em Arcos
A lei que cria o programa “Prata da Casa”, em Arcos, foi publicada no Diário Oficial dos Municípios Mineiros nesta terça-feira, 19. O projeto de lei, aprovado em setembro, obriga que grupos, bandas, cantores ou instrumentistas da cidade se apresentem na abertura de eventos musicais com financiamento público municipal. A proposição é de autoria da vereadora Kátia Mateus de Moura Sousa e, na ocasião, foi aprovada por unanimidade na Câmara. A lei considera financiamento público qualquer disponibilização de suporte físico, estrutural, de pessoal ou de outra natureza por parte da Prefeitura para realização de evento. (Nova Imprensa – Formiga)