Documentário sobre devoção a São Benedito é lançado

Com 26 minutos de duração, filme registra a manifestação de fé ao santo

Em uma noite marcada por muita emoção, foi lançado na terça-feira, 5, na Capela de São Benedito, em Poços de Caldas, o documentário “São Benedito de Poços de Caldas: a fé e a devoção de seus Congos e Caiapós”, produzido pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação dos Ternos de Congos e Caiapós.

Um a um, os protagonistas do documentário foram entrando pelo tapete vermelho da capela, vestidos de gala, com suas fardas multicores adornadas de fitas, para assistirem o filme.

continua depois da publicidade

Com 26 minutos de duração, o documentário registra a manifestação de fé, a partir da religiosidade dos agentes da cultura popular que perpetuam a tradição de devoção ao Santo Negro. A captação de imagens foi realizada em maio, quando aconteceria a Festa de São Benedito, suspensa pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia da Covid-19.

A data da estreia foi especialmente escolhida por ser o Dia de São Benedito no Brasil. Segundo informações da Arquidiocese de São Paulo, a identificação do povo brasileiro com São Benedito é tanta que até sua comemoração tem uma data só nossa.

Embora em todo o mundo sua festa seja celebrada em 4 de abril, data de sua morte, no Brasil ela é celebrada, desde 1983, em 5 de outubro, por uma especial deferência canônica concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A presidente da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós, Lilia Clementino, destacou o empenho de todos para que o documentário fosse concretizado. Além de Lilia Clementino, o documentário tem produção da antropóloga e produtora cultural, Gabriela Acerbi.