Hip-hop é opção nas atividades da Educação Integral

Dança é uma das atividades para os alunos da rede municipal de ensino

O hip-hop é uma das opções para os alunos da rede municipal de ensino que frequentam as atividades de Educação Integral.

A unidade do Programa Municipal da Juventude que funciona no Centro Educacional Dr. João Monteiro, na Zona Sul, é destaque neste trabalho, por meio das oficinas do monitor Leandro Henrique de Jesus, mais conhecido como Léo.

O grupo já se apresentou em vários eventos como Poços Festival de Dança 2015, Cultura Hip Hop Poços de Caldas, Projeto CENA Minas Power Dance, entre outros. O mais recente desafio foi o Enaf Hip Hop Competition, realizado na Urca, no último final de semana. O grupo conquistou a segunda colocação na classificação geral.

“Entendemos estes prêmios como resultado de um esforço coletivo, mas ressaltamos que tudo isso faz parte da Educação Integral, que é um direito de cidadania e que, além de ofertar oportunidades educativas, promove condições para o desenvolvimento pleno de todas as potencialidades das crianças e jovens”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Claudia Prézia Machado (PT).

Educação Integral é um direito previsto na Constituição Federal, Estatuto da Criança e do adolescente e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Neste sentido, Poços de Caldas tem demonstrado muitos avanços nos últimos anos.

Nesta perspectiva, além das escolas que têm o Projeto Mais Educação, a Prefeitura conta hoje com oito unidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ), que oferecem diversas atividades no contraturno escolar. Aproximadamente 80% das unidades da rede municipal têm atividades de educação integral.