Coluna MG 06/09/2021
A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).
Ibertioga tem novo prefeito
Na semana passada aconteceu a cerimônia de posse dos novos prefeito e vice-prefeito de Ibertioga: Ricardo Marcelo Pires de Oliveira e Pedro Fagundes da Silva. Em evento fechado, devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus, autoridades locais e de outras cidades puderam acompanhar discursos calorosos de agradecimento à população ibertiogana pelos votos de confiança no grupo político que está à frente da prefeitura desde o dia 1° de janeiro de 2021. (Jornal Panorama – Baependi)
“Vaca louca” impacta mercado
A suspeita de um caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (BSE), sigla em inglês, doença também conhecida como “vaca louca”, em Belo Horizonte, já impactou no mercado do boi gordo. Na última semana, negociações de boi gordo na Bolsa de Valores perderam força e frigoríficos reduziram o ritmo de abate na sexta-feira (3). Em função da suspeita, do receio de impactos na exportação e também devido ao feriado de 7 de setembro, unidades abatedoras irão operar somente a partir de quarta-feira. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
continua depois da publicidade
Alunos conquistam medalhas na OBA
Estudantes de colégios públicos e particulares de Juiz de Fora se destacaram, recentemente, em competições nacionais e estaduais no campo da ciência. Foram medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 127 alunos do ensino fundamental e médio. A competição distribuiu, em todo o Brasil, 50 mil medalhas de ouro, prata e bronze. Deste total, 57 ouros foram conquistados por estudantes de Juiz de Fora, 50 receberam prata, e outros 20 alunos ganharam o bronze. Os alunos do Clube de Robótica do Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF) também conquistaram o Bicampeonato Mineiro na Olimpíada Brasileira de Robótica. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Casos suspeitos de dengue
O Norte de Minas registrou 470 casos suspeitos de dengue em 54 municípios, conforme o Boletim Epidemiológico de Minas Gerais. Até 31 de agosto, o Estado registrou 21.459 casos prováveis, entre os notificados, exceto os descartados de dengue. Desse total, 14.030 casos foram confirmados para a doença. Foi confirmado quatro óbitos por dengue em Minas Gerais até o momento. O município de Chapada Gaúcha apresenta a maior quantidade de suspeitas, com 165 casos. Outros municípios requerem atenção das autoridades sanitárias e da população, entre eles Matias Cardoso, que registrou 99 casos; Porteirinha, 69 casos; Manga, 65 casos; Juvenília, 38 casos e; Montes Claros, com 37 casos. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)