Coluna MG 31/08/2021
A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).
Araxá adere ao Polo Gastronômico
Café coado na hora, queijo curado na mesa, das águas hidrominerais e cachaça, até os mais sofisticados e reconhecidos pratos da gastronomia local. Os sabores inigualáveis dos famosos doces, traduzem as verdadeiras raízes da culinária araxaense. Além do grande valor simbólico, a culinária local também é considerada um fator de desenvolvimento econômico, social, turístico e cultural para Minas Gerais. Com o objetivo de transformar a cidade em um grande centro gastronômico, a Prefeitura de Araxá, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), assinou um decreto que cria o Polo Gastronômico da Cozinha Mineira no município. (O Planalto – Araxá)
Batalhão terá sede própria
Devem ser abertas nos próximos dias as propostas para a construção de uma sede própria do 58º Batalhão da Polícia Militar, em Coronel Fabriciano. O prédio será erguido no bairro Belvedere, em parte do terreno da Escola Estadual Padre José Maria de Man, o antigo Polivalente. No mesmo local também pode vir a ser construído, em um projeto ainda a ser definido, um prédio para Superintendência Regional de Ensino (SRE). A escola Polivalente é uma das maiores do município. Sua área inicialmente ocupava todo um quarteirão, porém, parte da escola foi cedida anos atrás para a construção do Fórum da Justiça do Trabalho, na parte de acesso pela rua Salinas. (Diário do Aço – Ipatinga)
Novo decreto em Moc
As salas de cinemas de Montes Claros foram autorizadas a atender o público, depois do Decreto nº 4268, publicado na última semana. No entanto, o decreto impõe diversas restrições aos cinemas, o que pode inviabilizar o retorno do funcionamento. Desde março de 2020 que os cinemas foram fechados. No decreto, é citado que a criação do plano municipal “Avança Moc, com Responsabilidade” estabeleceu critérios para avanços ou retrocessos na flexibilização do funcionamento das diversas atividades no município, e Montes Claros encontra-se em estágio avançado de vacinação, possibilitando a flexibilização da atividade. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
continua depois da publicidade
JF volta para faixa amarela
Após sete semanas na faixa amarela do programa Juiz de Fora Pela Vida, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) confirmou que o município vai regredir à faixa laranja, que restringe os protocolos para o enfrentamento da covid-19 no âmbito das atividades comerciais. Nesta fase, cenário é classificado de “risco médio” e, com a mudança, parte das atividades econômicas terá horário de atendimento e capacidade de público restringidos. Entre as principais alterações em relação ao que vigorava até então, estão a proibição de atividades coletivas em academias e alterações nos horários de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes.. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Câmara compartilha Lei Orgânica
A Câmara de Divinópolis disponibilizou em seu site, a Lei Orgânica do Município. As leis estão totalmente compiladas e com livre acesso para consulta de toda população. O trabalho é uma iniciativa da Diretoria de Informática. Segundo a Casa Legislativa foi executada uma articulação e compilação da Lei Orgânica, sem nenhum custo adicional. O projeto é mantido pela Secretaria Legislativa, em respeito a sociedade e ao seu direito de acesso à informação, com finalidade de facilitar a pesquisa de leis e suas relações. (Divinews – Divinópolis)
DMAE trocou 19 mil hidrômetros
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia substituiu, preventivamente, 19 mil hidrômetros, até a semana passada. O número equivale a 67,9% dos 28 mil medidores previstos para serem trocados em 2021. A substituição atende portaria do Instituto Nacional de Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que prescreve a verificação ou troca do medidor com sete anos ou mais de uso. O parque de hidrômetros da cidade conta com mais de 202 mil unidades e a substituição ocorrerá em 13,86% desse total. A troca do medidor é gratuita e os moradores receberam a notificação com antecedência junto à conta de água, avisando sobre o serviço. (Jornal 10 – Uberlândia)