Pautando 10/08/2021

Na coluna Pautando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

DENÚNCIA
O que começou como uma investigação agora foi oficializado como uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-prefeito de Caldas, Ulisses Guimarães Borges (PTB) por crime de fraude à licitação, alusivo a fatos ocorridos entre 2013 e 2015 para a prestação de serviços de transporte escolar na vizinha cidade. O MPF denunciou Ulisses e outras seis pessoas por desvio e apropriação de recursos públicos e corrupção ativa e passiva.

IMPACTO
Ulisses, que é primeiro suplente de deputado estadual, se articula para se candidatar novamente no ano que vem. No entanto, resta saber agora como será o impacto da formalização desta denúncia em sua pré-candidatura. A denúncia foi comemorada com certa discrição nos setores situacionistas de Poços que pretendem lançar candidatos e que viam em Ulisses um adversário em potencial, já que disputam o mesmo nicho eleitoral.

PANDEMIA 1
Com 130.444 doses aplicadas contra a Covid-19, Poços de Caldas tem neste momento 55,25% da população já imunizada com a primeira dose. Somado a isto, a migração do Sul de Minas para a onda verde do programa Minas Consciente, tem gerado expectativa em setores que ainda não foram flexibilizados, como a cultura, que aguardam liberação para voltarem a trabalharem.

continua depois da publicidade

PANDEMIA 2
Representantes do setor, inclusive, têm mantido contato frequente com o secretário de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB), e consideram que há receptividade e boa vontade por parte dele, mas o mesmo parece não acontecer com outros auxiliares.

TRANSPORTE COLETIVO
Aconteceu na quarta-feira, 4, uma audiência relativa à ação civil que o Ministério Público impetrou a respeito da licitação do transporte coletivo. Segundo consta, a audiência não foi muito favorável ao município, que teve suas testemunhas dispensadas, já que as provas que constam no processo são consideradas robustas.