Entidades se mobilizam em busca de remuneração por conteúdo

Plataformas como Youtube e Facebook usam conteúdo produzido pela imprensa

A Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), com apoio do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori-MG) e o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Belo Horizonte (Sinejor-BH), lança nesta quarta-feira, 21, campanha pedindo igualdade tributária e monetização de conteúdos em plataformas digitais.

O presidente do Sindijori-MG, Rodrigo Silva Fernandes, explicou que o Estado de Minas Gerais é pioneiro neste movimento, mas que ele deve alcançar empresas produtoras de conteúdo de todo o país.

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No Brasil, plataformas como Facebook e Youtube utilizam conteúdos produzidos por rádios, TVs, portais de notícias e até de produtores do audiovisual sem monetizá-los.

Em países da Europa, já existe uma legislação específica para isso. Por esse motivo, diversas instituições que representam veículos de comunicação e produtores audiovisuais se uniram com o objetivo de criar um debate para que a legislação do país também seja alterada.

O presidente do Sindijori/MG diz ainda que por isto, as entidades que representam empresas produtoras de conteúdo se uniram pedindo mais igualdade de direitos em plataformas digitais.