Prefeitura nega aplicação de doses vencidas de AstraZeneca

Prefeitura explicou que lotes recebidos foram aplicados antes do fim do prazo de validade


A Prefeitura negou que tenham sido aplicadas em Poços de Caldas doses vencidas da vacina AstraZeneca. No domingo, 26, o site Metrópoles publicou reportagem relatando que até 160 cidades em 23 Estados aplicaram vacinas vencidas contra a Covid-19 na população, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde.

Os microdados de vacinação compilados pela pasta apontam que 1.254 pessoas foram inoculadas com doses de lotes do imunizante da Oxford/AstraZeneca cuja data de expiração já tinha passado. Poços de Caldas foi listada com 10 lotes de vacina.

continua depois da publicidade

O problema envolve as doses de três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford fabricadas na Índia e importadas prontas pelo Brasil: os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005. São grupos de imunizantes cuja data de validade, de seis meses, já expirou.

Segundo a Prefeitura, em Poços não foi aplicada nenhuma dose de vacina vencida. “Quando a vacina para ser aplicada é lançada e ela está vencida, o próprio sistema sinaliza que o lote não pode ser aplicado. Isto não é aqui não, é no país todo”, explica o secretário de Comunicação Social, Paulo Ney de Castro Jr.

O lote 4120z001, com vencimento em 29 de março, foi recebido em Poços no dia 1º de março e esgotado no dia 17 de março. O lote 4120z005, com vencimento em 14 de abril, foi recebido em 29 de janeiro e esgotado no dia 24 de fevereiro.