Vereadores pedem divulgação de relatório sobre aguapés no Bortolan
Empresa foi contratada para fazer diagnóstico da situação
Pedido de informações sobre as próximas providências a serem tomadas com relação ao acúmulo de aguapés na Represa Bortolan foi assinado pelos vereadores Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), Kleber Silva (Novo) e Luzia Martins (PDT).
“Os aguapés, plantas aquáticas que se proliferam rapidamente, são comuns em alguns períodos do ano. Mas o aparecimento em excesso neste início de 2021 tomou conta do espelho d’água da Represa Bortolan nas proximidades da Barragem e tem preocupado moradores e comerciantes”, alegam.
continua depois da publicidade
A DME Distribuição contratou uma empresa especializada em recursos hídricos para emissão de parecer técnico, documento que segundo os vereadores, já foi entregue. As cópias do relatório foram encaminhadas, no dia 11 de março, ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), e no dia 17 de março, ao Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMA).
DIVULGAÇÃO
Os vereadores querem saber de que forma a Prefeitura pretende dar publicidade ao relatório, como forma de tornar ciente toda a população, inclusive informando que neste momento a retirada das plantas aquáticas não é recomendada pela empresa que emitiu o parecer técnico.
Outro ponto é saber quais as próximas providências cabíveis a serem tomadas, tendo em vista que o relatório indica que o agente causador da proliferação dos aguapés na Represa Bortolan pode também estar presente em alguns dos rios locais. Por fim, questionam se os possíveis responsáveis pela proliferação das macrófitas aquáticas no local foram notificados.