Morre a segunda paciente aguardando leito de UTI Covid-19
Mulher de 52 anos estava internada na UPA desde 7 de abril
A Secretaria de Saúde informou que na manhã de ontem, 13, uma paciente de 52 anos que estava internada na Sala Vermelha (Unidade Semi-intensiva), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), veio a óbito por decorrência de complicações da Covid-19.
A paciente era de Poços de Caldas e deu entrada na unidade no dia 7 de abril, já em estado gravíssimo e com elevado comprometimento de seus pulmões.
Na ocasião, Poços de Caldas já estava com 100% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados. A Secretaria Municipal de Saúde assegura que desde então a paciente recebeu todo o atendimento da equipe da UPA e esteve internada até ontem.
continua depois da publicidade
De acordo com o coordenador da Divisão de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social, Luiz Filipe Gallo, foram feitas várias tentativas de transporte para outra unidade com leito de UTI Covid, mas o quadro de saúde dela piorava sempre e com grande risco de óbito, por isso ela continuou na Sala Vermelha.
Ele explicou ainda que a paciente já deu entrada na UPA com quadro gravíssimo. “Na Sala Vermelha ela foi atendida com os mesmos recursos que teria em alguma outra UTI”, afirma.
Gallo ainda explicou que apesar de 100% de ocupação de leitos Covid-19 desde quando ela deu entrada na UPA, “se ela tivesse condições (de ser transferida), teria leito”. Essa é a segunda morte registrada por Covid-19 na Sala Vermelha da UPA enquanto pacientes aguardavam vaga em leito de UTI Covid em Poços de Caldas.