Maioria dos pais é contrária a volta às aulas no formato presencial

Pesquisa foi feita pela Secretaria Municipal de Educação


A Secretaria Municipal de Educação divulgou os resultados da pesquisa de opinião sobre o retorno das aulas presen-ciais na rede municipal de ensino de Poços de Caldas.

Ao todo, 13.893 famílias dos alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio e Educação Infantil responderam à pergunta “No atual quadro da pandemia em nossa cidade, você levaria seu filho para a escola?”.

ENSINO FUNDAMENTAL
No Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano), 70,7% dos pais/responsáveis disseram que não levariam seus filhos para a escola neste momento e 29,3% apontaram que sim, levariam os estudantes para a escola no caso de retorno das aulas pre-senciais. Nesta etapa de ensino, 8.965 famílias participaram do levantamento.

EDUCAÇÃO INFANTIL
Já na Educação Infantil (do Berçário I ao Jardim II), 67% dos 4.313 pais que responderam a pesquisa também não levariam os filhos para a escola, enquanto 33% das famílias mandariam as crianças para as unidades escolares.

ENSINO MÉDIO
No Ensino Médio, os próprios estudantes responderam ao questionário e, diferente do que acontece no Ensino Fundamental e Educação Infantil, entre os adolescentes, 50,7% responderam “sim” para a volta das aulas presenciais e 49,3% assinalaram que não voltariam presencialmente neste momento. No Ensino Médio, foram 615 respostas.

continua depois da publicidade

Ao todo, 13.893 pessoas participaram da pesquisa, que foi aplicada de 25 de janeiro a 19 de fevereiro, por meio de um formulário disponibilizado via internet. Com o resultado, ainda não há data definida para o retorno das atividades pre-senciais na rede municipal de ensino.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, o assunto será discutido novamente em reunião agendada para 8 de março.

Na rede municipal de ensino, são 18.323 alunos matriculados, da Educação Infantil ao Ensino Médio. As aulas presenciais em Poços de Caldas estão suspensas desde o dia 18 de março de 2020 e o Regime Especial de Atividades Não Presenciais teve início em 11 de maio do ano passado.