Guaxupé atinge 100% de ocupação de leitos de UTI Covid

Município abrirá quatro novos leitos para atender demanda

A Santa Casa de Guaxupé informou na terça-feira, 5, que o último leito UTI destinado a Covid-19 na cidade foi ocupado.

No total, Guaxupé possui 10 leitos UTI de Covid-19 e outros nove leitos UTI Geral, totalizando 19 leitos de UTI. Com a possibilidade de ampliação de 10 para 14 leitos UTI Covid, a secretária de saúde, Daniela Bettelli, esteve reunida com a equipe da Santa Casa.

Na reunião, ficou definido que Guaxupé abrirá mais quatro leitos de UTI para atender exclusivamente aos pacientes com Covid da microrregião. Caso os 14 leitos de Covid sejam ocupados, qualquer paciente que precise de um leito de UTI deverá ser transferido através da Regulação do Estado de Minas (SUS Fácil) para outra cidade.

“O que conseguimos hoje é muito importante. Além de manter a UTI Geral com seus 9 leitos, agora a UTI COVID contará com mais 4 leitos, totalizando 14 leitos. O que nos permite ter segurança, no momento,  de não precisar enviar nenhum de nossos pacientes para outra cidade”, explicou Daniela Bettelli, secretária  municipal de Saúde.

Os novos números alertam para a necessidade da manutenção das medidas de prevenção: uso de máscaras em qualquer ambiente, fechado ou ao ar livre, respeitar o distanciamento social sempre, não participar de aglomerações e realizar a higienização das mãos com frequência.

Guaxupé é referência microrregional em saúde, atendendo hoje a 8 cidades. Além de Guaxupé, a Santa Casa da cidade atende pacientes de Guaranésia, Muzambinho, Juruaia, São Pedro da União, Arceburgo Cabo Verde e Monte Belo.