Morre aos 98 anos a escritora Benedicta Pires Duarte

”Tite” também produziu várias crônicas na imprensa local


Morreu na noite de quinta-feira, 10, a professora e escritora Benedicta Pires Duarte, carinhosamente chamada por familiares e amigos de “Tite”.

Membro da Academia Poços-caldense de Letras, Benedicta teve ao longo da vida quatro livros publicados: “Convergência” (poesia, de 1961), “Histórias de Nossa Gente” (antologia do Concurso Literário Para Terceira Idade da Secretaria Municipal de Educação, 1993), “Lembranças e Saudades” (crônicas, 2002) e “Um Pé de Quê?” (memórias, 2005).

QUEM É QUEM
Benedicta nasceu em Mococa (SP). Já em Poços, concluiu o Curso Normal no Colégio Jesus Maria José e foi nomeada professora da Escola Mista Rural da Fazenda Cachoeirinha, onde passou parte da infância, e posteriormente das escolas Menino Jesus, Dom Bosco e São João da Escócia, bem como no Colégio Jesus Maria José.

Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Poços de Caldas (Fafi), passou a lecionar no Colégio Pio XII, recebendo o título de cidadã poços-caldense em reconhecimento por seu trabalho no magistério.

Escreveu para o “Diário de Poços de Caldas” até o seu fechamento, publicando depois suas crônicas no “Mantiqueira”, no “Jornal da Cidade”, no “Brand News” e no “Jornal da ASI”.