Poços registra a segunda maior média móvel de Covid-19
Média móvel de ontem na cidade atingiu 23,43 casos
Com 48 novos casos positivos de Covid-19 registrados ontem, 30, Poços de Caldas atingiu a segunda maior média móvel desde o início da pandemia, com 23,43 casos.
O número fica abaixo apenas da maior média móvel registrada até então, no dia 27 de agosto, quando foi de 24. No entanto, naquele dia, houve apenas 15 casos confirmados. Em novembro, a média móvel apresentou alta nos últimos dia.
No dia 24 de novembro, chegou a bater nos 23,29 casos, que até então, era o segundo maior índice. O número de casos positivos ontem também foi o segundo maior desde o início da pandemia, só perdendo para o dia 25 de agosto, quando houve 61 casos confirmados.
O QUE É
A ferramenta matemática que permite saber se o número de casos está aumentando ou diminuindo é chamada de média móvel. Esse recurso analisa se o número de casos confirmados e o de mortes da Covid-19 na última semana tem aumentado ou diminuído, de acordo com o mesmo intervalo de tempo das semanas anteriores.
Ou seja, a média móvel é calculada somando-se o número de casos de cada um dos sete dias anteriores e dividindo esse resultado por sete (que é o número de dias considerado).
Além disso, é importante ressaltar que não são os óbitos ocorridos na semana que necessariamente entram na contabilização, mas aquelas mortes registrados no sistema de monitoramento durante a semana.