Morre aos 63 anos o padre Grazino Cirina
Padre fundou a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus
Morreu na noite desta segunda-feira, 30, o padre Graziano Cirina, fundador da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Poços de Caldas.
Nos últimos tempos, o Padre Graziano enfrentava problemas de saúde, o que limitava seus movimentos e que acabou o afastando de suas funções paroquiais. No entanto, passou a ser padre emérito da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.
Muito querido pela comunidade católica, Padre Grazino chegou a Poços de Caldas em 1994, onde foi vigário paroquial na Paróquia de São João Bosco, onde permaneceu até 1999, quando recebeu a missão de fundar a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.
Além da Paróquia, o Padre Graziano Cirina também fundou a APHAS, uma associação que atende as comunidades dos bairros São José, Quisisana, Centenário, Bandeirantes e adjacentes com atividades educacionais e esportivas.
A Diocese de Guaxupé ainda o nomeou como coordenador pastoral do Setor de Poços de Caldas, entre 1996 e 2000.
HISTÓRIA
O padre Graziano Cirina nasceu em Cagliari, na ilha da Sardenha, Itália, no dia 24 de maio de 1957. Após os estudos juvenis e uma grande paixão pelo futebol que praticou dos 12 até os 19 anos, profissionalizando-se aos 17 no time juvenil do Cagliari.
Uma grave doença o tirou dos gramados. Aos 21 anos sentiu o chamado e se orientou ao sacerdócio e se formou em Teologia, com pós-graduação em Teologia Pastoral, na Pontifícia Faculdade do Sagrado Coração. Foi ordenado padre no dia 23 de abril de 1984, na catedral da cidade de Chioggia, como membro da Comunidade Missionária de Villaregia.
Em 1988 veio ao Brasil e atuou na paróquia de São Sebastião, bairro de Betânia, em Belo Horizonte. De 1991 até agosto de 1994, fez trabalho de animação missionária na Itália. Em outubro de 1994, voltou ao Brasil, deixou a Comunidade Missionária e se incardinou na Diocese de Guaxupé, onde foi acolhido por Dom José Geraldo Oliveira do Valle e o clero local.