Codemig dará explicações sobre obras em Pocinhos
Vice-presidente da Codemig estará hoje em Caldas para dar explicações
Hoje, 7, a partir das 19h, o vice-presidente da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) Marcelo Nassif será ouvido durante a sessão da Câmara Municipal de Caldas.
O objetivo da reunião é buscar esclarecimentos sobre a paralisação das obras de restauração do Balneário de Pocinhos do Rio Verde. Em 20 de janeiro de 2015 o prédio do Balneário foi fechado para as obras, que foram paralisadas em 25 de março do mesmo ano.
A empreiteira alegou inconsistências no projeto e entregou o prédio sem condições de uso. A obra estava orçada em quase R$ 2 milhões.
O Balneário de Pocinhos do Rio Verde pertence à Codemig e funcionava em parceria com a Prefeitura de Caldas. No local eram disponibilizados banhos, saunas e outros serviços, como massagens, por exemplo. Com o fechamento do balneário, a rede hoteleira registra queda de quase 50% nas ocupações e o prejuízo se estende a outros setores da economia local, como comércio, serviços e artesanato.
Já se passaram três temporadas de férias desde o início das obras e o período de julho de 2015 foi o pior dos últimos 30 anos para a cadeia da economia ligada ao turismo. Neste período, a Prefeitura de Caldas encaminhou ofícios à Codemig solicitando esclarecimentos sobre a continuidade dos trabalhos de reforma, mas não obteve respostas.
No começo deste ano uma nova licitação para a retomada das obras foi aberta pela Codemig, mas cancelada logo em seguida, sem que ficassem claros os motivos.
Na sessão da Câmara desta segunda-feira, hoteleiros, comerciantes, artesãos e outros profissionais estarão reunidos para cobrar agilidade na retomada das obras de restauro do Balneário de Pocinhos.
O BALNEÁRIO
O atual prédio do Balneário de Pocinhos do Rio Verde foi construído na década de 1950, mas os tratamentos com as águas termais começaram ainda no século XIX. Dentro do parque ao redor do prédio existem três fontes de águas radioativas que são utilizadas em tratamentos do aparelho digestivo e da pele. Devido ao potencial curativo das águas, Caldas ganhou o título de Estância Hidromineral. O Balneário é o principal atrativo do bairro de Pocinhos do Rio Verde, que concentra os principais destinos turísticos do município de Caldas.
SERVIÇO
LOCAL: Câmara Municipal de Caldas (rua Veríssimo João, 180 – Esquina com a Rua Duque de Caxias)