Prefeito anuncia retomada do turismo em Poços

Todo o comércio também passa a ter horário de funcionamento liberado


O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), durante reunião com representantes do trade turístico municipal, anunciou a retomada das atividades do setor de Turismo a partir de sexta-feira, 14.

O anúncio aconteceu na sede do Sindicato dos Hotéis e contou com parcela representativa do setor, como hoteleiros, comerciantes, representantes de entidades de classe, do Conselho Municipal de Turismo, do Convention e Visitors Bureau e de diversas secretarias municipais.

De acordo com o prefeito, a decisão sobre a retomada do Turismo foi tomada após reunião online com o comitê de Estado da Saúde, na noite de terça, 11.

“Com o aval do governo do Estado, permitindo esta retomada, agora podemos seguir em frente, flexibilizando mais esta atividade, que se mostrou, durante a pandemia, ser essencial para Poços de Caldas, sendo um dos setores cuja taxa de emprego foi das mais afetadas no período”, destacou.

A partir de sexta, os postos nas estradas da cidade terão uma função sanitária, para medição de temperatura, e não mais bloqueando veículos com placas de outros municípios. Não serão permitidos, neste primeiro momento, a entrada de ônibus de excursões nem vans. Os turistas que apresentarem algum sintoma suspeito para Covid-19 serão orientados a procurarem o Hospital de Campanha, situado à rua Paraíba.

A mesma orientação foi repassada aos hoteleiros, caso algum hóspede apresente sintomas. Nas barreiras, o turista receberá um folder explicando todo o protocolo implantado na cidade, quais são as regras que deverá seguir para que seu passeio possa ser feito com toda a segurança.

A Prefeitura irá publicar, ainda esta semana, um decreto normatizando a flexibilização do turismo em Poços de Caldas. O prefeito salientou ainda que esta retomada depende de cada um, pois todos têm sua parcela de comprometimento.

“O turista que chegar na cidade, quer ver um hotel preocupado com a saúde de todos, um comércio com regras que garantam a segurança. E é isso que vai encontrar. Conto com todos os estabelecimentos, para que sigam os planos apresentados ao Comitê de Saúde e trabalhem com higiene redobrada e 40% de taxa de ocupação”, ressaltou o prefeito.

Ainda neste primeiro momento, os pontos turísticos permanecem fechados. Mas os bares e restaurantes terão horário livre de funcionamento, assim como o comércio de modo geral. As regras de distanciamento permanecem, assim como o uso de máscaras e do álcool em gel.

“A pandemia não acabou. Todos os cuidados permanecem para que a cidade continue com os bons índices e não precise retroceder nas decisões de flexibilização”, disse o secretário de Saúde.

RETOMADA ECONÔMICA
Na tarde de quarta, foi apresentado o Plano Estratégico de Retomada Econômica de Poços de Caldas, no gabinete do prefeito, um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico que engloba não só o turismo, como comércio, agronegócio, indústrias e outros.

O secretário da pasta, Thiago Mariano, fez uma explanação sobre os dados coletados nas pesquisas realizadas juntos aos empresários, aos turistas e também com relação ao comércio de Poços de Caldas. Com estes dados, foram traçados planos para que as atividades sejam retomadas.

O plano teve a colaboração de diversos setores da iniciativa privada, universidades, associações e população. O objetivo é o de promover iniciativas integradas dos diversos setores da economia de Poços de Caldas para a retomada da economia pós-pandemia.

O plano é um documento de 66 páginas onde são esmiuçados os dados das pesquisas as realizadas e também são analisadas as oportunidades, os pontos fortes e os fracos, e a elaboração de estratégias a curto, médio e longo prazo.

A Secretaria de Desenvolvimento disponibilizou também o Portal do Desenvolvimento Econômico, com uma série de informações relativas à economia local.