Queen + Adam Lambert
A maioria já sabe minha opinião sobre o trio Queen + Adam Lambert. Ainda assim, eventualmente, me perguntam sobre. Ok, here we go…
Antes de mais nada, Freddie Mercury está morto, mas Brian May e Roger Taylor não. Os dois, ao lado de John Deacon, detêm os direitos sobre, mais do que o nome, a marca Queen e tem o direito de usá-la da maneira que lhes apraz. Os dois poderiam estar em suas casas de pijama cuidando de plantas e bichinhos de estimação, mas optaram por dar continuidade a uma história que começaram ao lado de Freddie Mercury e John Deacon.
Eles conhecem mais do que ninguém a força do repertório que tem nas mãos e resolveram usar isso a favor, quando cogitaram a possibilidade de ter Adam Lambert ao lado deles em shows ao redor do mundo. E pra desespero dos haters deu certo! Sobre o cantor? Penso o mesmo que May e Taylor, Lambert é um dos maiores e melhores cantores do mundo, em atividade.
E mais, ele tem personalidade, carisma, presença de palco, muita atitude e canta absurdamente bem. O cara aceitou o desafio que qualquer cantor de pop ou rock do mundo gostaria de ter tido. Encarou públicos gigantescos na Inglaterra e na Europa, e em seguida nas Américas e Asia.
E deu conta do recado em todos os momentos! E uma das coisas que mais admiro em Adam Lambert é que ele em momento algum quis ser um reles cover do Freddie Mercury. Ele canta do jeito dele, usando um impressionante alcance vocal com uma técnica que nenhum dos imitadores de Freddie possui.
Eu falo sobre o Queen com o maior prazer do mundo, pois foi a banda que na minha pré-adolescência fez com que eu tivesse o definitivo contato com o estilo musical que regeu e rege várias fases e momentos da minha vida: o Rock n’ Roll.
Fico sempre com uma prazerosa dúvida sobre ter que opinar ou escolher quem é a melhor banda do planeta: Queen ou Led Zeppelin. Quero carregar essa dúvida comigo pra sempre. Isso me faz apreciar a cada dia mais essas duas instituições da música mundial. Me perguntam quem eu prefiro e é lógico que a resposta óbvia é: Freddie Mercury.
Se quiser ouvir a voz dele eu o faço, ouvindo qualquer um de todos os discos que tenho do Queen e de sua carreira solo. E acho sensacional e definitivo quando, no documentário, Roger Taylor diz algo como: ‘não gosta do Adam Lambert? Não vá ao show, escute os discos antigos’.
Eu poderia passar uma semana falando, com prazer, sobre o Queen, seus músicos, seus discos, suas músicas e também do ta-manho da minha admiração por essa banda sensacional. Mas aqui o espaço é curto. E pra encerrar faço minhas as pa-lavras de Roger Taylor digitadas acima. Long Live Queen! Long Live Queen + Adam Lambert.
* Rodrigo Lee é músico e produtor cultural. E-mail: rodrigo_lee@hotmail.com