Município supera meta de combate ao aedes aegypti
Agentes realizaram 73.667 visitas a imóveis do município contra o aedes aegypti
De 4 de janeiro a 13 de fevereiro, os agentes de combate a endemias e comunitários de saúde da Prefeitura realizaram 73.667 visitas a imóveis do município contra o aedes aegypti.
O número incluindo residências, estabelecimentos comerciais, terrenos, etc., superando a meta inicial de 69 mil imóveis visitados, estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde.
O resultado foi divulgado ontem, 16, no balanço do primeiro mês de atividades da Sala Municipal de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, do vírus Chikungunya e Zika Vírus, instalada em 12 de janeiro. A meta foi prorrogada para o final de fevereiro, mas o município ultrapassou o número de visitas antes mesmo da metade do mês.
Para garantir os resultados, o trabalho de vistoria dos 70 agentes de combate a endemias contou com o reforço fundamental de 180 agentes comunitários de saúde. Além do trabalho diário e das visitas aos finais de semana, foram realizados dois mutirões de limpeza durante o mês de janeiro.
FOCOS
Os agentes identificaram 88 focos do mosquito, aplicaram 965 tratamentos com larvicida e apenas 120 visitas foram recusadas pelos proprietários. “É um número muito pequeno no universo de quase 74 mil visitas realizadas, o que demonstra que a população está muito receptiva e tem recebido os agentes com atenção. Nosso índice de infestação também é baixo. Se a população continuar nos ajudando, vamos fazer o possível para evitar um quadro epidêmico no município. Mas não podemos baixar a guarda, já que há epidemia nas cidades da região, tanto no Sul de Minas como no interior de São Paulo”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Fátima Livorato.
CAPACITAÇÕES
Além das visitas domiciliares, foram realizadas capacitações de todos os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para toda a equipe de campo, capacitação de médicos, enfermeiros e profissionais de saúde das redes pública e particular sobre o manejo clínico de dengue, chikungunya e zika e reunião com imobiliárias. As secretarias municipais designaram um zelador para cada prédio público de responsabilidade da Prefeitura, que será o responsável por verificar se há possíveis criadouros ou condições favoráveis para a proliferação do mosquito.
MOBILIZAÇÃO
Diversas ações de mobilização e educação em saúde também estão sendo realizadas, fundamentais para a conscientização e apoio da população nas ações implementadas. As ações de enfrentamento da dengue, chikungunya e zika vírus prosseguem em Poços, agora com o segundo ciclo de visitas a todos os imóveis da cidade. Será realizada também nova capacitação dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, no dia 27 de fevereiro, sobre a coleta de larvas e aplicação de larvicidas.
MUTIRÃO
Um novo mutirão de limpeza será realizado na primeira quinzena de março. Os auxiliares de serviços gerais e zeladores da Prefeitura também receberão capacitação. Prosseguem também as ações de mobilização e educação em saúde, com a chegada de 70 mil panfletos da Secretaria de Estado de Saúde. O DMAE fará orientações sobre a captação segura de água das chuvas.