ACIA diz que situação do comércio local é insustentável
Presidente da entidade defende flexibilização responsável do comércio em Poços
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIA), Carlos Henrique Cobra, em entrevista à TV Poços, considerou que a situação do comércio de Poços de Caldas é “insustentável”.
O motivo é do fechamento das lojas devido à pandemia de coronavírus (Covid-19).
“Em um grupo de 170 cidades na Federaminas, há consenso de que que precisa haver uma flexibilização na abertura do comércio, uma abertura responsável do comércio. Está acontecendo uma coisa muito séria. Na hora que o sócio da empresa perder o crédito, ele não consegue contratar capital de giro para dar continuidade à empresa dele. Outra situação que estamos percebendo é o cancelamento de contratos, nas escolas e planos de saúde. O sistema público tem como absorver?”, questiona.
AÇÃO DOS COMITÊS
O presidente reforça que não contesta a ação dos comitês em relação ao isolamento social, mas defende que exista uma flexibilização, com funcionários utilizando EPIs e clientes usando máscaras, como forma de prevenção. “Qual isolamento que está ocorrendo nas ruas? As pessoas que mais precisam estar isoladas não estão se isolando”, completa. O presidente cita que serviços essenciais que estão funcionando, como supermercados e farmácias, podem também ser afetados, pois sem dinheiro circulando na economia local, a população não terá condições de continuar comprando nestes estabelecimentos.