Antônio Silva renuncia ao cargo de prefeito de Varginha
Renúncia aconteceu no dia seguinte ao decreto que revogou a flexibilização do comércio varginhense
O prefeito de Varginha, Antônio Silva (PTB), renunciou ao cargo na manhã desta segunda-feira, 6.
Antônio Silva alegou em carta de renúncia encaminhada à Câmara Municipal razões de “foro íntimo”. “Não sou Prefeito, apenas estou Prefeito, mas, nas atuais circunstâncias e por razões de foro íntimo, reconheço não ter condições de continuar administrando a Prefeitura”, disse o prefeito no ofício.
Ele estava de férias e havia retornado o comando da Prefeitura na semana passada. Até então, o vice Verdi Lúcio Melo estava administrando a cidade, inclusive, as ações de combate ao coronavírus.
Na sexta-feira, 3, Antônio Silva baixou decreto municipal flexibilizando a reabertura do comércio varginhense, ou seja, com algumas restrições. O decreto teria sido motivo por pressão dos comerciantes da cidade, que desejavam a reabertura das lojas.
No entanto, no domingo, 5, Antônio Silva decidiu revogar o decreto de flexibilização da abertura do comércio, após receber questionamentos de instituições como Ministério Público, Associação Médica de Varginha , Comissão de Enfrentamento ao Covid-19 de Varginha, Conselho Municipal de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde.
A renúncia aconteceu no dia seguinte a esses questionamentos.
QUEM É QUEM
Antônio Silva tem 78 anos e é natural de Lavras. Casado e formado em Direito, Antônio Silva teve toda a sua carreira política construída em Varginha, onde ocupou o cargo de prefeito em quatro mandatos (1989-1992, 1997-2000, 2012-2016 e 2017-2020).