Pau…tando 24/03/20

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

ESTRAGO 1
O estrago que a pandemia de coronavírus está provocando na economia mundial também já atinge Poços de Caldas. A maior parte das atividades econômicas está paralisada e aos poucos tem-se relatos do impacto econômico da pandemia. Em Poços, as primeiras pessoas atingidas tem sido funcionários de hotéis. Com a proibição da entrada de turistas na cidade, o setor praticamente parou e a saída tem sido o desligamento de funcionários.

ESTRAGO 2
Já circula pela internet um abaixo-assinado criado no domingo, 22, pelo engenheiro Alan Vieira Barbosa solicitando o congelamento de tarifas e alugueis em Poços de Caldas. Até ontem, 563 já haviam assinado a petição online.

CAGED
O tamanho do impacto que a pandemia irá provocar na geração de empregos na cidade talvez seja medido de forma mais concreta apenas a partir da divulgação do Cadastro Geral de Empregados (Caged) do mês de maio, com dados referentes a abril, quando se estima que deverá ocorrer o pico do surto no país.

COMITÊ
Após um começo hesitante, onde aparentemente demorou para tomar algumas decisões, o Comitê de Enfrentamento do Covid-19 em Poços melhorou muito a atuação e tem se mostrado atento e rápido em responder às demandas que acontecem diariamente por conta da pandemia.

ELEIÇÕES 1
Um assunto que pouca gente ainda pensou, mas que também merece mais atenção é em relação à eleição municipal de outubro. O deputado federal Aécio Neves (PSDB) apresentará uma proposta de mudança constitucional que transfere as eleições municipais deste ano para 2022. A medida atende ao pedido feito pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante reunião com prefeitos no domingo, 22.

ELEIÇÕES 2
Mandetta defendeu a transferência das eleições marcadas para outubro em razão da pandemia mundial causada pelo novo coronavírus. A PEC propõe a prorrogação dos mandatos atuais até 31 de dezembro de 20-22, excepcionalmente. Os mandatos de prefeitos e vereadores a serem eleitos permanecerão com quatro anos de duração. Diante da pandemia.

INSALUBRIDADE
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (Sindserv) encaminhou dois ofícios à Prefeitura. No primeiro, o sindicato solicita que seja pago adicional de insalubridade aos servidores que estão expostos aos riscos de contaminação de coronavírus. A solicitação é para agentes de saúde, agentes de higienização, auxiliares de serviço público, auxiliares administrativos, além de outras categorias que também estejam expostas.

EPI

O outro ofício do sindicato indica que foi observada a necessidade de proteção aos servidores que estão na linha de frente de atendimento ao Covid-19, através do fornecimento de EPIs como avental impermeável, macacão Descartável, máscara facial de proteção, óculos de proteção e luvas.


Assine agora e ajude a manter o jornalismo independente e de qualidade!