Exposição homenageia Nilza Botelho Megalhe

Mostra reúne documentos, objetos pessoais e publicações da escritora

A Biblioteca Pública Municipal Júlio Bonazzi e a Associação de Amigos do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas realizam a exposição “Dia Internacional da Mulher: Nilza Botelho Megale e suas Memórias Históricas de Poços de Caldas”.

A abertura será realizada nesta segunda-feira, 9, na Biblioteca Júlio Bonazzi (Monjolinho). A exposição, que tem apoio do Museu Histórico e Geográfico, reúne documentos, objetos pessoais e publicações da escritora Nilza Botelho Megale.

Embora não tenha nascido em Poços de Caldas, ela recebeu o título de cidadã poços-caldense em 2001, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, notadamente nas áreas de literatura, artes, educação, cultura e museologia. A mostra fica em cartaz até o dia 20 de março.

“A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenação de Bibliotecas Públicas, solicitou que fossem realizadas ações culturais nos nossos espaços públicos e, para o mês de março, a data escolhida a ser celebrada foi o Dia Internacional da Mulher. Pensando nisto, a Biblioteca Municipal Professor Júlio Bonazzi entendeu que nada mais justo que homenagear a escritora local Nilza Botelho Megale”, explica a bibliotecária Juliana de Faria Cardoso.

O curador da exposição, André Luiz Fernandes Dourador, que é membro da Associação de Amigos do Museu, destaca que a mostra reúne documentos originais, objetos pessoais e publicações da homenageada.

Historiadora, museóloga e folclorista, a conceituada escritora publicou diversos livros, entre eles “Memórias Históricas de Poços de Caldas”, “Invocações da Virgem Maria no Brasil”, “Folclore Brasileiro” e “Santos do Povo Brasileiro”.