Pau…tando 24/01/20

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

ROLAM AS ÁGUAS 1
O ex-prefeito Luiz Antônio Batista, que também é ex-diretor do DMAE, usou seu perfil no Facebook para fazer pesadas críticas contra o DMAE por conta da denúncia de contaminação por urânio nas águas que abastecem Poços. “Em breve estaremos apresentando documentos de fatos reais que foram omitidos na coletiva, talvez para continuar iludindo a população desta cidade de que, sem melhores controles feitos pelo DMAE ou pela INB, corremos sim o risco de estar consumindo água com índices indesejáveis ao consumo humano”, disse.

ROLAM AS ÁGUAS 2
Segundo Luiz Antônio, o diretor do DMAE, Paulinho Courominas, mentiu na coletiva de imprensa ao dizer que as denúncias de contaminação foram baseados em um relatório de 2012, “quando na verdade foram fatos acontecidos no ano passado, que resultaram, após confirmação, em cobrança de multa pelo Ibama a CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear)”.

ROLAM AS ÁGUAS 3
Ele disse ainda que foi omitida a in-formação de que houve fiscalização do Ministério Público Federal, cujos relatórios ensejaram a abertura de uma Ação Pública Civil, que ainda cor-re na Justiça Federal em Poços.

ROLAM AS ÁGUAS 4
O ex-prefeito reclama ainda que na coletiva, apesar do diretor do DMAE ter dito que um laboratório faz mensalmente a análise nas águas tratadas, foi apresentada apenas a cópia de um relatório de 2012, “surpreendentemente confirmando existência da radioatividade de urânio mas destacado por ele que em níveis aceitáveis. “Ou seja, confirmou nossas suspeitas de que o Ribeirão do Cipó pode, sim, ter suas águas contaminadas pelos rejeitos da INB, não significando que análises feitas em outro dia estes índices podem apresentar níveis acima do permitido para consumo humano”, completou.

ROLAM AS ÁGUAS 5
Segundo o DMAE, o laboratório que credibiliza as informações da não existência de radioatividade não é o da autarquia, pois ele não tem condições técnicas para realizar o procedimento de análise de contaminação na água por radiação. O DMAE informou que o laboratório que faz essas análises é o Bioética Ambiental.


Assine agora e ajude a manter o jornalismo independente e de qualidade!