Poços no ranking da saúde estadual

Sobre a divulgação intitulada “Saúde de Poços conquista primeiro lugar em ranking divulgado pelo Governo de Minas”, publicada nos canais oficiais da Prefeitura e enviada à imprensa, com repercussão extremamente positiva, salvo críticas pontuais feitas pela oposição, considero importante esclarecer, especialmente aos amigos e a todos que confiam em mim e acompanham meu trabalho em todos estes anos de vida pública.

Recebemos este mês, a notícia oficializada pela Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.071 de 04 de dezembro de 2019 da Secretaria de Estado de Saúde e do Governo do Estado de Minas Gerais, de que em um ranking que avaliou a Saúde dos municípios mineiros mais bem qualificados e que possuem habilitação em Alta Complexidade em Cardiologia, Poços de Caldas figura em primeiro lugar.

Conforme está descrito no próprio documento oficial, este ranking denominado TOP 8, foi resultado do estudo: “SUS – Municípios com a mais completa estrutura de Serviços de Saúde e a mais alta efetividade”, realizado por Afonso Teixeira dos Reis, médico, mestre em Saúde Pública, servidor da Gerência de Regulação e Atenção Hospitalar – SMSA de Belo Horizonte, sem especificar data.

O pesquisador também foi coordenador técnico do Programa de Saúde Suplementar da ANS e coordenador geral de Monitoramento e Avaliação do Ministério da Saúde.

Conforme também está nesta deliberação de dezembro último, Poços está em primeiro lugar, dentre os municípios com melhor cobertura em saúde, com a mais completa estrutura de serviços de saúde e a mais alta efetividade considerando indicadores, parâmetros, índices de acesso e método de seleção na atenção básica, média e alta complexidade hospitalar, para população própria exclusivamente SUS.

No ranking estão os municípios mineiros mais bem qualificados e que possuem habilitação em Alta Complexidade em Cardiologia. Nós realmente ficamos muito satisfeitos com esta colocação, porque temos trabalhado em meio a di-versos desafios.

Não menosprezo de forma alguma, o que foi feito pelas gestões anteriores, mas posso fazer rapidamente aqui um balanço do que esta gestão herdou do Governo Municipal passado: Secretaria Municipal de Saúde com dívidas, uma fila com centenas de pacientes aguardando cirurgias de catarata, milhares de pessoas aguardando há anos por consultas oftalmológicas, cirurgias de várias especialidades represadas, grandes filas para exames diversos, como ultrassom e ecocardiograma, unidades de saúde sem manutenção, o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funcionando em local reprovado pelo Ministério da Saúde, além de uma motolância também do SAMU, parada há 9 anos, entre outros.

Vale ressaltar que desde que assumimos, não sus-pendemos nenhum serviço, ao contrário, ampliamos atendimentos, de forma a melhorar constantemente a assistência prestada. É, sem dúvidas, muito gratificante esta posição, mesmo com o Governo Fernando Pimentel do PT, tendo nos deixado com uma dívida de mais de 50 milhões de reais. Mas, como dito pelo prefeito Sérgio Azevedo e testemunhado dia a dia por nós da Secretaria Municipal de Saúde, nesta gestão a Saúde tem sido tratada como prioridade desde o primeiro dia do nosso trabalho.

É também inacreditável pensar que a Secretaria Estadual de Saúde divulgaria em um documento com data de 04 de dezembro de 2019, dados sem validade atual, conforme reclama a oposição. Mais estranho ainda o fato de o PT, que está reivindicando os méritos deste resultado, não ter feito esta divulgação então no momento oportuno, como alegam.

Isso mostraria a omissão da equipe da gestão anterior, a falta de participação destes gestores anteriores em encontros e reuniões regionais e estaduais, a ponto de então não terem tomado conhecimento de que Poços já era TOP 8 na Saúde, conforme nossos adversários políticos reclamam nas redes sociais.

Minha vida sempre foi pautada no compromisso com o interesse público e em trabalho sério. De forma alguma, preciso me valer de mentiras ou de divulgações mentirosas, como acusam adversários políticos. Mas diante da grande repercussão obtida pelo fato de a Saúde de Poços ter excelente colocação dentro do Estado, confesso que já esperava reações desta natureza.

Não posso deixar de registrar mais uma vez, nossos mais sinceros agradecimentos aos servidores da Saúde de Poços de Caldas. Sem dúvidas e como sempre ressaltamos, este resultado e outros tão importantes conquistados nos últimos anos, são reflexo da dedicação e do trabalho destes valiosos profissionais.

* Carlos Eduardo Venturelli Mosconi é secretário Municipal de Saúde de Poços de Caldas


Assine agora e ajude a manter o jornalismo independente e de qualidade!