Comissão discute implantação de trem de BH a Santa Luzia

A possibilidade de implantação de transporte ferroviário de passageiros entre Belo Horizonte e Santa Luzia, na Região Metropolitana de BH, será discutida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (7/11/19), às 14h15, no Plenarinho IV.

A audiência será realizada pela Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras e já tem presença confirmada do representante da VLI, empresa que administra a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que passa pela cidade. Vereadores, prefeitos e gestores do setor ferroviário também são aguardados.

O deputado Professor Wendel (Solidariedade), autor do requerimento para a reunião, lembra que a estação de Santa Luzia foi inaugurada em 1893, com o nome de Rio das Velhas, alterado mais tarde para Santa Luzia. “A ferrovia já existe e há demanda por esse modal, sobretudo diante da precarização do transporte rodoviário, diante do crescimento da população”, enfatiza.

De acordo com o parlamentar, o número de ônibus é insuficiente, forçando passageiros a buscarem outras alternativas. “Santa Luzia é uma cidade-dormitório e grande parte da população trabalha em Belo Horizonte. Portanto, é de extrema importância a criação de um transporte rápido e eficiente entre os municípios”, destaca.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.