Poços é 71ª melhor cidade do país para se fazer negócio
Levantamento anual da Urban Systems é publicado pela revista Exame
Minas Gerais tem nove cidades entre as 100 melhores para fazer negócio no Brasil, segundo ranking anual produzido pela Urban Systems, divulgado na semana passada.
Belo Horizonte é a cidade com o melhor resultado no Estado e ocupa a sétima posição no país. Liderando o interior se destaca Uberaba, no Triângulo Mineiro. A cidade deu um salto em relação ao ranking anterior e, em um ano, saiu da 49ª posição para a 39ª. O ranking “Melhores Cidades para Fazer Negócios” é um estudo produzido anualmente para a revista “Exame”.
Ele avalia as cidades mais atrativas para o desenvolvimento de negócios, considerando condições e infraestrutura disponíveis. A pesquisa também traz quatro recortes, ranqueando as melhores cidades em relação ao desenvolvimento econômico; ao capital humano; ao desenvolvimento social e à infraestrutura.
RANKING GERAL
No ranking geral, São Caetano do Sul, no interior de São Paulo, ocupa a primeira posição, como a melhor cidade do País para fazer negócios. Belo Horizonte está em 7º lugar, perdendo para outras três capitais: Vitória (2º); São Paulo (3º) e Porto Alegre (6º). A posição ocupada por Belo Horizonte este ano representa melhoria em relação ao ranking de 2018, quan-do a cidade estava na oitava posição.
INTERIOR
Uberaba lidera o interior de Minas e ocupa a 39ª posição. As demais cidades mineiras ranqueadas entre as 100 melhores cidades do País para fazer negócios são Uberlândia (46º), Lavras (50º), Pouso Alegre (56º), Poços de Caldas, (71º), Araxá (80º), Divinópolis (85º) e Patos de Minas (93º).
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Poços de Caldas aparece em apenas um dos recortes da pesquisa quando o ranking é analisado de forma individual. No recorte que analisa o desenvolvimento econômico dos municípios pesquisados, a pesquisa considera 15 indicadores relacionados aos setores econômico, financeiro e de transporte das cidades.
No indicador que analisa a infraestrutura das cidades, é usado como base oito indicadores de saneamento, transporte, telecomunicação e energia. Neste ranking, 10 cidades mineiras aparecem entre as 100 melhores do Brasil. A cidade melhor colocada em Minas Gerais é Uberlândia, que saiu da 20ª posição para a sétima posição. Belo Horizonte também está entre as 20 primeiras colocadas, mas apresenta um movimento de queda: a capital saiu da sexta para a 19ª posição.
Também estão entre as 100 melhores neste quesito as cidades mineiras de Uberaba (25º); Governador Valadares (46º), no Rio Doce; Poços de Caldas (64º); Divinópolis (74º); Juiz de Fora (76º); Patos de Minas (81º); Araguari (89º), no Triângulo Mineiro; e Muriaé (96º).
Assine agora e ajude a manter o jornalismo independente e de qualidade!