Escolas particulares de BH recusam alunos com deficiência
Pais de alunos com deficiência estão encontrando dificuldades para matricular seus filhos em escolas particulares de Belo Horizonte. A denúncia, recentemente veiculada na imprensa da Capital, motivou a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a pautar audiência pública para a próxima terça-feira (22/10/19), a fim de discutir o assunto. A reunião será às 14h30, no Plenarinho I.
Os autores do requerimento são os deputados Zé Guilherme (PRP), Professor Wendel Mesquita (SD), Professor Cleiton (PSB) e Duarte Bechir (PSD). Já confirmaram presença na reunião, entre outros, o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roberto Carlos Pinto, a presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais, Zuleica Reis Ávila, e Mariana Lúcia Agnese Costa e Rosa, mãe de aluno com deficiência.
“Um dos inúmeros problemas vividos por pessoas com deficiência é a dificuldade de acesso à educação. Muitas vezes, as instituições de ensino se recusam ou criam dificuldades para matricular alunos que precisam de atenção especial”, afirma o deputado Zé Guilherme, um dos autores do requerimento para a realização da reunião.
“As desculpas são várias, desde falta de estrutura, até o absurdo de aplicar processos seletivos que avaliam alunos com e sem deficiência da mesma forma”, acrescenta o parlamentar, justificando, assim, a iniciativa conjunta de deputados da comissão no sentido de pautar a audiência pública. Segundo ele, é preciso “investigar e levantar o que tem acontecido nas escolas privadas, que vêm deixando nossos jovens com deficiência do lado de fora e à margem do sistema de ensino”.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.