Procon divulga pesquisa de preço de brinquedos
Órgão de defesa do consumidor orienta pais na semana do Dia das Crianças
Na semana do Dia das Crianças, o Procon de Poços de Caldas divulgou uma pesquisa de preço de brinquedos para ajudar a orientar os pais.
A lista inclui bicicletas, bonecas, bonecos, jogos, massinhas, entre outros itens que fazem a diversão das crianças. Foram pesquisados cinco estabelecimentos. A pesquisa está disponível no link http://bit.ly/2MnzPl0
Além disso, o órgão de defesa do consumidor dá algumas dicas na hora de comprar brinquedos. Antes de adquirir qualquer brinquedo, o consumidor deve verificar se há selo de certificação do Inmetro. Ele indica que o produto foi fabricado e é comercializado de acordo com as normas técnicas exigidas.
Também é importante verificar se o produto traz informações adequadas, claras e em língua portuguesa sobre características, qualidades, quantidade, origem, composição, preço e garantia. Outra dica é fazer pesquisa de preço, levando em consideração o custo-benefício e a qualidade do produto.
Na hora de escolher o brinquedo, é bom considerar a idade, o interesse e a habilidade da criança, e apure se na embalagem constam descrição exata dos itens inseridos, identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço) ou do importador (caso o brinquedo seja importado), eventuais riscos que possam apresentar à criança, a faixa etária ou idade a que se destina e instruções de uso e de montagem.
O Procon recomenda ainda dar preferência a brinquedos educativos que estimulem a coordenação motora, a inteligência, a afetividade, a criatividade e a socialização. E sempre pedir a nota fiscal.
Assine agora e ajude a manter o jornalismo independente e de qualidade!