Coluna MG 01/10/19
A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).
Uberlândia se torna centro de inovações
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, assinou na manhã de segunda-feira, 30, em Uberlândia, um acordo de cooperação técnica e científica para o esporte paralímpico. A partir de agora, a cidade se torna um centro nacional em inovações tecnológicas em paradesporto, tendo como sede a Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia. Também assinaram o convênio o Centro de Inovações Tecnológicas em Esportes Paralímpicos, o Comitê Paralímpico Brasileiro e a prefeitura de Uberlândia. Considerando os recentes cortes de recursos feitos pelo governo nas universidades e na ciência e a proeminência do programa Future-se, o acordo representa um movimento contrário ao que vinha sendo feito pelo governo federal. (Diário de Uberlândia)
Decreto beneficia comércio de Mariana
O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, assinou o Decreto que favorece o comércio local em licitações e compras diretas. De acordo com o documento, as microempresas e empresas de pequeno porte vão ter um tratamento diferenciado nas contratações públicas de bens, serviços e obras, no âmbito da administração pública municipal. Em reunião na sede da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Mariana, a equipe da Secretaria de Planejamento, Suprimentos e Transparência apresentou o Decreto e respondeu as dúvidas dos empresários marianenses presentes no encontro. Na oportunidade, o prefeito Duarte reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento da economia no município. (Portal da Cidade- Mariana)
Emater volta a funcionar em Lagoa da Prata
Fechada a cerca de dez anos em Lagoa da Prata, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) volta a funcionar em Lagoa da Prata. De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico do município, Carlos Henrique Lacerda, que também é presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Prata, a Emater tem grande importância, principalmente, para os pequenos produtores rurais. “A Emater quer fazer projetos para pequenos produtores. Hoje nós estamos querendo implementa uma feira livre em Lagoa. Também, uma área que está abrangendo a Emater é a questão da piscicultura, na criação de peixes em locais menores, não precisando ser só em lagoas”, comentou o secretário. (Jornal da Cidade- Lagoa da Prata)
Emenda destina 3 bi para municípios
O líder do Democratas no Senado, Rodrigo Pacheco (MG), comemorou a promulgação da emenda à Constituição da cessão onerosa, que garantirá cerca de R$ 3 bilhões para os municípios mineiros e ao estado. O senador fez intensa articulação na Casa para pautar a matéria, com agilidade, e assegurar junto aos demais senadores a aprovação do texto. A emenda, na prática, viabiliza o megaleilão dos novos campos de exploração de petróleo e a distribuição de recursos. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
Fundação Aleijadinho conquista título
Equipe da Fundação conquistou, ao todo, 51 medalhas, vencendo duas das três etapas do mais importante circuito estadual de judô. A Fundação Aleijadinho, sediada em Ouro Preto (MG), conquistou o título de Campeã Geral da Etapa Final do Mineiro de Judô. A terceira etapa do campeonato foi realizada neste sábado, 28, na Arena Mariana, em Mariana (MG). A equipe da Fundação conquistou 33 medalhas, sendo: 14 de ouro, 9 de prata e 10 de bronze. Ao todo, participaram do campeonato 632 judocas de 41 clubes mineiros. A equipe Vickins Judô ficou em segundo lugar, com 11 medalhas de ouro, 4 de prata e 7 de bronze. O Judô Navarro completou o pódio com 10 medalhas de ouro, 4 de prata e 6 de bronze. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto)
Formiga pode ser primeira a receber dívida
Desde 2017, as cidades mineiras estão tendo dificuldades financeiras por ocasião dos sucessivos atrasos e da paralisação dos pagamentos, por parte do Estado, referentes às transferências obrigatórias. No momento de crise, as gestões municipais precisaram controlar os gastos e diminuir a realização de obras e melhorias nas cidades, fato que afeta diretamente os cidadãos. No entanto, esta situação pode ser revertida antes mesmo do período esperado. Nesta segunda-feira, 30, a Prefeitura de Formiga encaminhou ao Legislativo um Projeto de Lei que dispõe sobre a cessão onerosa dos direitos creditórios provenientes dos atrasos dos valores devidos pelo Estado ao município, que seriam divididos em 33 parcelas. Esta ação consiste na antecipação do recebimento dos débitos. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)