Pau…tando 10/06/19

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

GUERRA COMERCIAL
Em mais um capítulo da guerra comercial entre EUA e China, o país asiático ameaçou retaliar os americanos com a suspensão da exportação de terras raras, um conjunto de 15 elementos químicos que tem grande valor de mercado por conta da utilização em larga escala como matéria-prima na confecção de produtos de alta tecnologia, como automóveis, televisores e celulares. As terras raras eram alguns dos tipos de minérios processados durante o período em que a INB esteve em atividades no Planalto de Poços de Caldas.

CIÚMES
Alguns integrantes da administração municipal andam enciumados com o espaço que o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) tem dado ao secretário de Esportes, Wellington Paulista. Eles enxergam que o prefeito tenta viabilizar uma eventual candidatura do secretário à Câmara no ano que vem. No entanto, o prefeito tem relação profissional e pessoal com Paulista há anos e o que surpreende mesmo é que hajam pessoas que prefiram levar para o lado político.

FORA DA LINHA
No evento que discutiu a implantação do “turismo inteligente” em Poços, não houve menções ao projeto de implantação do trem turístico, que foi abandonado em 2017. Pelo jeito, não é considerada uma opção inteligente para alavancar o setor na cidade.

FORA DA DISPUTA
Após vários mandatos, o ex-vereador Waldemar Lemes Filho (MDB) manifestou que não pretende se candidatar a vereador em 2020. A última eleição disputada por ele foi em 20-16, à Prefeitura, quando ficou em quinto lugar, com 2.479 votos.

AGRADECIMENTO
Por conta da moção de apoio às universidades federais pela redução de recursos do Ministério da Educação, a vereadora Ciça Opípari (PT) recebeu cartas de agradecimento da reitoria da UFMG e dos Conselhos Superiores da Unifei.