Cartório de Imóveis tenta ampliar atendimento em Poços

Objetivo é atender o público também no horário do almoço

O Serviço Único Registral de Imóveis de Poços de Caldas (rua Paraíba, 245, sala 3, Centro) tenta junto à Corregedoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ampliar o horário de atendimento ao público.

Atualmente, o cartório funciona de segunda a sexta, das 9h ao meio-dia e das 13h às 17h. O cartório pleiteia que o local possa abrir também durante o horário de almoço, sem interrupção no atendimento, diante da demanda que existe em Poços pelos serviços de registro de imóveis.

A solicitação foi motivada pelo fato de parte do público só ter disponibilidade em ir ao cartório justamente no horário de almoço.

ATENDIMENTO
Com 27 funcionários, o cartório tem média de atendimento de 70 a 80 pessoas diariamente. Enquanto o horário de atendimento não é ampliado, o cartório investe em melhorias para atender a demanda.

O local passou por reforma arquitetônica e disponibiliza mais assentos e ainda serve água e café ao público. Outros esforços também são feitos pelo cartório para agilizar o atendimento. Uma Certidão Negativa de Débito (CND) de um imóvel, por exemplo, que pela legislação deve ficar pronta em até cinco dias úteis, agora, dependendo do caso, pode sair em até 40 minutos.

Todos os prazos e valores praticados são definidos pela corregedoria do TJMG. Mesmo com toda digitalização dos documentos, o cartório ainda é obrigado por lei a arquivar todos os documentos em papel. Existe um depósito fora do local só para isto, já que existem documentos arquivados desde 1916, quando o cartório foi fundado por Venâncio Vivas.

Como a cidade deverá ser dividida por zonas, como já acontece em relação ao eleitorado, está em estudos a possibilidade da instalação de um novo cartório de registro de imóveis em Poços. Com a cidade dividida por zonas, os cartórios não seriam concorrentes, pois só poderiam atender determinada quantidade de imóveis. Informações: 3722-2236.