Pau…tando 15/05/19

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

FOOD TRUCK
Em entrevista ao programa Boca Boa, na Master Webrádio, na tarde de sexta-feira, 10, o vereador Gustavo Bonafé (PSDB) disse que pretende alterar a legislação municipal que restringe a presença de food trucks em Poços apenas durante 15 dias do mês de julho. Segundo ele, a lei de autoria do vereador Antônio Carlos Pereira (DEM) foi muito bem elaborada na questão das exigências legais e sanitárias para que os food trucks possam atuar em Poços, mas acabou sendo muito restritiva ao limitar em apenas 15 dias ao ano a realização dos eventos. Bonafé considera que o food truck estimula o empreendedorismo.

ARTICULAÇÃO
O vereador Gustavo Bonafé também admitiu que um eventual enfraquecimento da base situacionista na Câmara, quando outros colegas tidos inicialmente como integrantes da base de situação tem votado contrário à Administração Municipal se deve a uma falta de articulação da Secretaria de Governo, uma crítica que é recorrente em relação à atual gestão.

CONTA DE ÁGUA 1
O vereador Pedro Magalhães (PSDB) voltou a gerar desconforto no governo municipal ao apresentar o projeto de lei que prevê o fim da cobrança da taxa mínima na conta de água, o que pode gerar uma expressiva queda na arrecadação do DMAE, uma vez que o valor a ser cobrado passaria a ser o consumido e não mais o mínimo. No entanto, o vereador ganha pontos com a população, ao buscar corrigir uma situação que há anos é alvo de reclamações.

CONTA DE ÁGUA 2
Recentemente, o mesmo vereador já havia proposto que o DMAE desse desconto nas contas de consumidores que ficassem sem abastecimento de água, o que também havia gerado incômodo no governo municipal. No entanto, a medida foi muito bem recebida pela população.

PLANO DE MOBILIDADE
A audiência pública para apresentar o Plano de Mobilidade Urbana, realizada na sexta-feira à noite, na Urca, decepcionou quem esteve presente. Além de apenas apresentar problemas já conhecidos da sociedade, sem no entanto apontar soluções concretas, também chamou a atenção pela pouca presença de público, possivelmente pelo data, uma sexta-feira véspera de feriado prolongado em Poços. A decepção também ficou por conta das autoridades municipais, que não se manifestaram na explanação.

SEGURANÇA 1
O tenente-coronel PM Trajano, do 29º BPM, esteve ontem na sessão ordinária da Câmara Municipal para falar sobre segurança pública. Ele apresentou dados importantes sobre a segurança em Poços. De acordo com os dados, a 18ª RPM, sediada em Poços e que abrange outras cidades no entorno, é a quarta do Estado com menor Índice de Criminalidade Violenta (ICV) entre janeiro de 2018 e abril de 2019.

SEGURANÇA 2
Ele também revelou que segundo dados da PM, no período entre janeiro e abril de 2019, a Zona Leste de Poços lidera os índices de criminalidade violenta na cidade, se-guida, pela ordem, pela Zona Oeste, Zona Sul e Centro.

SEGURANÇA 3
O clima chegou a ficar tenso quando os vereadores foram falar. O vereador Pedro Magalhães (PSDB), após uma longa explanação sem formular perguntas, foi interpelado pelo vereador Paulo Tadeu (PT), que lembrou que haviam outros vereadores para falar. Pedro reclamou que o vereador Paulo Eustáquio (MDB) havia falado mais do que ele e deu a entender que Paulo Tadeu se alonga muito durante a análise de requerimentos.

SEGURANÇA 4
Paulo Tadeu chamou o colega de “vereador de Facebook” por estar preocupado em transmitir suas falas nas redes sociais. Pedro Magalhães pediu respeito e disse que não estava fazendo uma live, apesar de sua assessora o estar filmando. O vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), que é líder do Executivo, visivelmente incomodado com a demora do vereador, pediu para o presidente Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC) intervir e encerrar as peguntas, pois o tenente-coronel Trajano não precisa passar por aquele constrangimento.