Pau…tando 11/04/19

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

PAU…TANDO
Hoje, às 20h, tem mais uma edição do programa Pau…tando, transmitido pela página do Jornal da Cidade no Facebook: fb.com/jornaldacidade1.

IPTU 1
Após ter sido aprovado na Comissão de Justiça, o requerimento de autoria do vereador Paulo Tadeu (PT) cobrando explicações do Executivo sobre o IPTU acabou derrotado em plenário por 9×4. Alguns vereadores situacionistas pediram para Paulo Tadeu retirar o requerimento sob pretexto de que o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) havia concedido entrevista coletiva pouco antes do início da sessão, anunciando que iria rever os valores de IPTU de cerca de 9 mil contribuintes.

IPTU 2
Para os situacionistas, o ideal era esperar a publicação do decreto do Executivo oficializando a revisão dos carnês, que estava previsto para ser publicado ontem, o que não ocorreu. Segundo eles, caso no decreto não conste o que o prefeito anunciou, o requerimento poderia ser reapresentado na próxima semana.

IPTU 3
Paulo Tadeu não aceitou retirar o requerimento, sob argumento de que ainda haviam questões não explica-das e que não foram abordadas pelo prefeito, como por exemplo, o motivo de se aplicar o IGPM de dezembro de 2017 a novembro de 2018, ao invés do índice de janeiro a dezembro de 2018, o que deixa o IPTU mais caro (9,69% contra pouco mais de 7% do primeiro).

DECRETO 1
Em outro assunto que rendeu longas discussões entre os vereadores, estava um projeto de decreto legislativo do vereador Paulo Tadeu, que sustava o decreto de calamidade financeira da Prefeitura. O projeto recebeu parecer contrário do vereador Ricardo Sabino (PSDB), gerando vários apartes.

DECRETO 2
Em silêncio na maior parte dos debates, a vereador Lígia Podestá (DEM) resolveu intervir em determinado momento, pedindo questão de ordem, sob argumento de que Paulo Tadeu estaria descumprindo o regi-mento interno ao se estender nas argumentações. Paulo Tadeu respondeu que este é o tipo de artifício utilizado por quem não tem argumentos para debater, dizendo também que a oposição, formada por até quatro vereadores, tem muito menos tempo que a situação.


Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!